top of page

Clipping 

23/02/2024

Resumo das principais notícias do setor elétrico

AES pode anunciar venda até o fim do semestre e deixar o País

A norte-americana AES Corp, controladora da geradora de energia AES Brasil, começa a analisar propostas vinculantes de compra da operação brasileira em março e a expectativa é de que o negócio seja anunciado até o fim do primeiro semestre. A proposta vinculante é o passo final da transação de venda, no qual são apresentados o preço final e as condições de contrato. O negócio começou a ser trabalhado no ano passado e a intenção da norte-americana é deixar o Brasil e investir em outros mercados. Entre os potenciais compradores são citados nomes como a geradora chinesa CTG, a francesa Engie, e os grupos de energia integrados CPFL e Equatorial.
“É uma saída completa”, comenta uma fonte. A empresa americana foi um dos maiores investidores no setor elétrico no Brasil nos anos 90, mas o jogo mudou. A operação americana do grupo cresceu muito e a própria AES acabou reciclando os negócios no Brasil, com a venda da distribuidora gaúcha AES Sul para a CPFL, em 2016, e da Eletropaulo para a italiana Enel, em 2018, além da geradora térmica Uruguaiana ao grupo argentino Saesa, em 2020…

Fonte: Abinee - O Estado de SP

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=358821&sid=105

Light rompe o sigilo: o que avançou e o que emperrou com os credores

Com o fim do prazo de confidencialidade acordado entre a Light e um grupo de credores, a companhia de energia abriu hoje os detalhes da proposta e contrapropostas que foram à mesa desde novembro. Foram quatro fases, entre réplica e tréplicas, chegando a alguns pontos de consenso e outros ainda divergentes. 
As conversas trataram de condições de renegociação tanto para bondholders quanto debenturistas, muitas delas já antecipadas pelo Pipeline. São basicamente oito itens, dos quais quatro pacificados (como tamanho do aumento de capital e não haver deságio) e outros quatro pendentes (incluindo preço de conversão em ação e taxa da nova dívida). 
Até aí houve consenso, mas continua em aberto o preço da conversão, uma vez que a companhia quer como parâmetro a média de cotação de 45 dias, e os credores, que inicialmente não tinham colocado contraponto no item, subiram a barra na última contraproposta, em 30 de janeiro. Os credores querem a ação emitida ao preço médio de 360 dias, com um desconto de 15%...

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=358772&sid=105

Neoenergia Coelba identifica e remove mais de 110 mil 'gatos' de energia na Bahia em 2023

A Neoenergia Coelba identificou e removeu mais de 112 mil ligações clandestinas, conhecidas como 'gatos de energia', na Bahia, em 2023, uma média de 311 por dia. Como resultado das operações, a distribuidora recuperou mais de 400 milhões de quilowatt/hora de energia, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana durante nove meses. Este foi o maior volume de energia recuperada da história.
Em comparação a 2022, a energia recuperada pela distribuidora em 2023 teve um aumento de 4%. No ano passado, os profissionais da concessionária realizaram cerca de 220 mil inspeções em todos os municípios da Bahia.
“A tecnologia aumenta a assertividade das ações que a Neoenergia Coelba realiza em campo. Devido aos sistemas de monitoramento instalados na rede elétrica, conseguimos identificar uma possível fraude em qualquer lugar da Bahia a partir do nosso centro em Salvador. Por isso, podemos afirmar que quem está furtando energia será identificado e terá a devida sanção”, destacou o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida...

Fonte: Portal Salvador Fm

Leia mais em:

https://www.portalsalvadorfm.com.br/noticias/127110,neoenergia-coelba-identifica-e-remove-mais-de-110-mil-gatos-de-energia-na-bahia-em-2023

Scotland deploys its first autonomous robot for substation inspection

A new autonomous robot to help check electrical equipment is being deployed at SSEN Transmission’s Blackhillock high-voltage direct current (HVDC) switching station in Keith later this month – the first deployment of its kind in Scotland.
The new robot – known as EXTRM MK4.1 – has been developed by tech company Ross Robotics and is being used in electricity high-voltage converter stations to help monitor and inspect electrical components, identifying any faults or future maintenance requirements.
The roll-out of the robot follows on from a successful two-week trial at SSEN Transmission’s Noss Head Switching Station in Wick in 2023, which allowed project teams to run a series of tests and programmes for the new robot.  The robot’s new home in SSEN Transmission’s HVDC converter station in Blackhillock, near Keith, marks the first time such technology has been used on the electricity transmission network in Scotland.
HVDC converter stations operate at an extremely high voltage level of electricity, meaning service personnel cannot access many of the electrical environments when energised and in operation...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/new-technology/scotland-deploys-its-first-autonomous-robot-for-substation-inspection/

Relatório do MME recomenda relicitar Amazonas Energia

O Grupo de Trabalho Concessões de Distribuição dos estados do Amazonas e do Rio de Janeiro (GT CDAR) publicou relatório com a análise da situação da Amazonas Energia. O grupo recomenda a troca de concessionário, seguindo a recomendação da Aneel de caducidade da concessão. Essa ação indicada deriva da situação da empresa e consta como uma das medidas necessárias para a manutenção da sustentabilidade econômica e financeira da concessão.
A análise realizada confirma a situação delicada daquela concessionária que é o resultado da insustentabilidade econômica e financeira com a combinação de baixa geração de caixa com elevado e crescente nível de endividamento, além de inadimplência intrassetorial.
“As principais causas são os elevados níveis de perdas não técnicas e receitas irrecuperáveis. Como foram estabelecidas uma série de condições transitórias para o processo de licitação e o concessionário não obteve êxito em atingir referenciais eficientes na gestão das perdas, receitas irrecuperáveis e custos operacionais, o relatório apresenta que a retirada dessas condições transitórias colocará a concessão em situação ainda mais preocupante, com relevantes riscos à prestação adequada do serviço de distribuição e à adimplência com as obrigações intrasetoriais, o que demanda ação tempestiva”...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271346/relatorio-do-mme-recomenda-relicitar-amazonas-energia

EDP investe US$ 2 mi em startup chilena de inteligência artificial

A EDP anunciou um aporte de US$ 2 milhões na Splight, startup chilena que desenvolve tecnologias de inteligência artificial e ciência de dados visando promover máxima eficiência em sistemas relacionados à geração de energia renovável. Este é o primeiro investimento já feito pelo veículo de Corporate Venture Capital da empresa, o EDP Ventures, em uma startup da América Latina fora do Brasil, o que reforça o foco em expandir a atuação nessa região.
A decisão tem como base principal o alinhamento do modelo de negócio à estratégia corporativo, o que deve gerar diversas oportunidades relacionadas à operação dos parques renováveis, como integração de dados, otimização de custos de operação e manutenção (O&M), uso de dados para melhorias no processo de construção e para a tomada de decisões na operação, maior clareza sobre a capacidade de rede com a expansão da geração distribuída, entre outras...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271325/edp-investe-us-2-mi-em-startup-chilena-de-inteligencia-artificial

Francisco Arteiro assume diretoria de Operações de Santo Antônio

O Conselho de Administração da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela UHE Santo Antônio (RO, 3.568 MW) elegeu Francisco Arteiro para o cargo de diretor de Operações. Ele substitui Dimas Maintinguer a partir desta quinta-feira, 22 de fevereiro.
Segundo comunicado, a mudança faz parte da iniciativa de otimização da estrutura organizacional definida pelo acionista controlador, Furnas. Maintinguer ocupou o cargo por nove anos.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271302/francisco-arteiro-assume-diretoria-de-operacoes-de-santo-antonio

Diretrizes para contratos de distribuidoras devem sair em 30 dias, diz ministro

O Ministério de Minas e Energia pretende apresentar em 30 dias a proposta de decreto com as diretrizes para a renovação das concessões das distribuidoras. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Silveira, em entrevista na última quarta-feira, 21 de fevereiro.
O MME está avaliando as novas orientações do Tribunal de Contas da União. Em janeiro, o TCU deu sinal verde para que o ministério prossiga com a definição das regras de prorrogação dos contratos das 20 distribuidoras com vencimento até 2031, decidindo que o acompanhamento dos processos aprovados pelo MME será feito caso a caso.
Silveira disse que não discutiu o assunto com a Casa Civil, que em dezembro pediu ao tribunal a retirada do processo das concessões de pauta para uma avaliação com o ministério. Segundo ele, não tem outros ministérios envolvidos na discussão.
O ministro tem repetido que os contratos assinados com as distribuidoras não foram adequados, mas garante que qualquer processo agora vai passar por uma ampla discussão, com mecanismos regulatórios que os tornem mais exigentes e permitam maior cobrança na qualidade do serviço...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271249/diretrizes-para-contratos-de-distribuidoras-devem-sair-em-30-dias-diz-ministro

HRZ Transmissoras conclui compra da LT EDP SP-MG

A HRZ Transmissoras anunciou que na última terça-feira, 20 de fevereiro, concluiu a operação de compra da linha de transmissão EDP Transmissão SP-MG localizados nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A aquisição foi feita através da Edify, integrante da HRZ, a plataforma de investimentos em transmissão do fundo britânico Actis. De acordo com a EDP, a venda gerou um enterprise value de R$ 2,6 bilhões e foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Agência Nacional de Energia Elétrica e debenturistas.
Os ativos adquiridos foram objeto do Lote 18 do leilão de transmissão 005/2016, com valor de investimento atualizado de R$ 2,5 bilhões e Receita Anual Permitida de R$ 289 milhões. Os ativos estão em operação comercial definitiva desde agosto de 2022. O empreendimento é composto pelos circuitos 1 e 2 da Linha de Transmissão em 500 kV Estreito / Cachoeira Paulista, percorrendo 30 municípios ao todo, com origem na Subestação Estreito, no município de Ibiraci (MG), e término na Subestação Cachoeira Paulista, no município de Cachoeira Paulista (SP)...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271237/hrz-transmissoras-conclui-compra-de-lt-edp-sp-mg

André Augusto Telles Moreira renuncia à presidência da Taesa

A Taesa informou em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, que o conselho de administração aceitou o pedido de renúncia ao cargo do diretor-presidente André Augusto Telles Moreira.
De acordo com a transmissora, o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Rinaldo Pecchio Junior, assume interinamente a função enquanto a Taesa realiza o processo de sucessão.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271205/andre-augusto-telles-moreira-renuncia-a-presidencia-da-taesa

Lucro da Isa Cteep sobe para R$ 1,9 bi em 2023

A Isa Cteep fechou 2023 com alta de 107,7% no lucro líquido, saindo de R$ 936,9 milhões para R$ 1,942 bilhão. A companhia apresentou seus resultados financeiros na última terça-feira, 20 de fevereiro, reportando lucro de R$ 900,6 milhões no último trimestre do ano, 147,7% acima na comparação anual, enquanto o Ebitda subiu 30,3% para R$ 826,7 milhões. Já no acumulado do ano o Ebitda avançou 26,9%, para 3,13 bilhões.
A receita líquida computou mais de R$ 3,9 bilhões no ano, mostrando incremento de 22,3%, enquanto na análise trimestral o aumento é de 24,5% para pouco mais de R$ 1,1 bilhão. Por sua vez, a dívida líquida soma R$ 7,9 bilhões, subindo 10,5%. Para a diretora executiva de Finanças e RI, Carisa Portela, o desempenho de 2023 foi impulsionado pela entrada em operação de novos projetos de transmissão, além dos efeitos de reajuste tarifário e do retorno das indenizações conhecidas pela sigla “RBSE”. Agora o objetivo é tocar o plano de R$ 15 bilhões nos próximos anos para novas linhas e subestações e em reforços e melhorias...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271186/lucro-da-isa-cteep-sobe-para-r-19-bi-em-2023

ONS abre consulta sobre procedimentos do PMO e CMO semi-horário

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) abriu consulta externa sobre os Procedimentos de Rede envolvendo o Programa Mensal da Operação Energética (PMO) e o Custo Marginal da Operação (CMO) semi-horário. A medida atende à REN nº 1.078, de 28 de novembro de 2023 e as contribuições serão aceitas até 26 de fevereiro de 2024, por meio desse link. E abaixo a lista com os submódulos que podem receber sugestões:
-Submódulo 2.4 – Critérios para estudos energéticos e hidrológicos (Critérios e novo: Operacional)
-Submódulo 3.3 – Planejamento da operação energética de médio prazo (Responsabilidades e Procedimental)
-Submódulo 4.3 – Programação mensal da operação energética (Responsabilidades e Procedimental)
-Submódulo 4.5 – Programação Diária da Operação (Responsabilidades e Procedimental)...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271049/ons-abre-consulta-sobre-procedimentos-do-pmo-e-cmo-semi-horario

Se quiser receber o nosso clipping, preencha os campos abaixo:

Obrigado!

bottom of page