top of page

28/02/2024

Mercado livre de energia está muito além da liberdade de escolha para pequenas e médias empresas

No setor de energia elétrica, a compreensão da palavra remete ao mercado livre, que nada mais é do que um ambiente de negociação em que todos os participantes têm a chance de acordarem todas as condições comerciais incluindo preço, quantidade de energia contratada, período de abastecimento e condições de pagamento, entre outros pontos, sem vínculo obrigatório com o atual fornecedor de energia.
No início do ano, o Brasil deu um importante passo para estimular a migração ao mercado livre. A partir de agora, todos os clientes conectados em média e alta tensão (Grupo A), com consumo em torno de 30 kW e contas de R$ 5 mil ou mais, podem ingressar no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Além de escolherem o fornecedor de preferência, os clientes têm espaço para livre negociação da prestação do serviço de energia, os valores de suas contas, com atendimento especializado. A novidade atende, principalmente, a pequenas e médias empresas, com padarias, hospitais e fábricas… 

Fonte: Exame

Leia mais em:

https://exame.com/bussola/mercado-livre-de-energia-esta-muito-alem-da-liberdade-de-escolha-para-pequenas-e-medias-empresas/

Light: WTN, ligada a Nelson Tanure, eleva participação para 35,05% do capital social da companhia

A Light recebeu correspondência da WNT Gestora de Recursos informando que passou a deter, por meio dos fundos de investimento e carteiras administradas por ela geridos, 130.493.600 ações ordinárias, equivalente a participação de 35,03% do capital social da Companhia.
O comunicado foi feito pela companhia (BOV:LIGT3) nesta quarta-feira (28).
A WNT ainda esclarece que referida participação foi adquirida com o objetivo de aumentar a exposição dos fundos de investimento sob sua gestão à Companhia, de modo que não objetiva alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia, não havendo, contudo, qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da Companhia por parte dos Fundos, exceto no que diz respeito ao manual de exercício de direito de voto da WNT.

Fonte: Adv Fn

Leia mais em:

https://br.advfn.com/jornal/2024/02/light-wtn-ligada-a-nelson-tanure-eleva-participacao-para-35-05-do-capital-social-da-companhia

DISTRIBUTECH keynote message: AI can build the grid of the future and improve our work lives

Zach Kass didn’t need to tell attendees at DISTRIBUTECH International that he’s an “AI optimist.” His enthusiasm for this technology was pretty obvious when he said, for example, “AI was the last technology that humans will invent on our own.”
Kass is an AI futurist and former head of Go-To-Market at Open AI. He navigates the challenges and opportunities that lie at the forefront of AI innovation. He dissects the paradoxical landscape where technology moves at an astounding pace, yet practical, scalable solutions remain elusive.
Whether or not you agree with his thought-provoking projections for the future of AI, it is clear this technology has massive implications for not just our lives but the energy industry as a whole. Personal concerns and issues aside, the potential contributions of AI to our work lives are … close to limitless, it seems...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/smart-grid/distributech-keynote-message-ai-can-build-the-grid-of-the-future-and-improve-our-work-lives/

Câmara aprova urgência para PL que obriga aval do Congresso para renovar concessão da Enel em SP e Light no RJ

A Câmara dos Deputados aprovou, por 339 votos a 82, requerimento de urgência para projeto de lei que submete à decisão do Congresso Nacional a prorrogação das concessões de distribuição de energia elétrica de 20 distribuidoras de energia privatizadas na década de 1990, entre elas a Light (no Rio de Janeiro), a Coelba (na Bahia) e a Enel (em São Paulo).
O requerimento de urgência permite que o projeto seja votado direto no plenário, sem precisar passar pelas comissões. 
A proposta foi apresentada pelo deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) em outubro, diante da pressão para suspender o contrato de Enel em São Paulo após o fornecimento de energia ficar suspenso na cidade durante dias por causa das chuvas.
Autor do projeto, o deputado defendeu que cabe ao Congresso, como representante do povo, decidir se os serviços são bem-prestados e se cabe a renovação. “Aqui é uma caixa de ressonância da vontade do povo. Os prefeitos e governadores estão contra a renovação, por causa do serviço ruim, não dá para o governo federal renovar por decreto”, afirmou...

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=358960&sid=105

Turbinas sem hélices prometem revolucionar energia eólica

Nem bem começaram a ocupar seu espaço, as fazendas eólicas, com seus gigantescos cataventos, logo poderão ter um aspecto completamente diferente, graças a uma nova tecnologia de geradores eólicos sem hélices.
Em vez de gigantescas hélices, que coletam o vento e movimentam um gerador elétrico comum, instalado na nacele, as turbinas eólicas sem hélices aproveitam a energia eólica vibrando com a passagem do vento, gerando energia de forma mais eficiente.
Os benefícios desta tecnologia são inúmeros. Primeiro, ela promete ser cerca de 30% mais barata do que as turbinas convencionais, graças aos menores custos de instalação e de manutenção. Além disso, essas turbinas sem hélices são capazes de operar em locais com velocidades de vento menores, onde os geradores convencionais não seriam eficazes.
Outro aspecto notável é a sua capacidade de operar silenciosamente - pode não parecer, mas as turbinas eólicas com hélices fazem um ruído gigantesco, que incomoda pessoas e animais. E, por apenas vibrarem, as turbinas sem hélices não representam ameaça aos animais voadores, como pássaros, morcegos e insetos...

Fonte: Abinee - Inovação Tecnológica

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=358907&sid=105

ISA Cteep conquista certificação ISO 55.001

A ISA Cteep conquistou a certificação ISO 55.001, para o escopo criar, operar, manter e renovar os ativos físicos do sistema de transmissão de energia elétrica próprios e das subsidiárias, incluindo subestações e linhas de transmissão aéreas e subterrâneas.
Segundo a diretora-executiva de operações da companhia, Gabriela Desirê, a certificação não somente evidencia a excelência operacional da ISA Cteep na gestão dos ativos, como reforça a orientação da empresa em promover a melhoria contínua de seus processos na prestação dos serviços à sociedade, com otimização operacional, redução de riscos, economia de custos e conformidade com padrões internacionais.
A certificação atesta a conformidade com os requisitos da ISO 55.001, os quais orientam a adoção de melhores práticas, respaldando o compromisso da companhia com a excelência operacional e a integração de padrões internacionais em suas operações. A empresa alcança um nível elevado na cultura de gestão de ativos e assegura a sustentabilidade em suas ações, o que deverá guiar as tomadas de decisões ao longo do ciclo de vida dos ativos.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271757/isa-cteep-conquista-certificacao-iso-55-001

Aneel rejeita tratamento excepcional para troca de medidores da CPFL Paulista

A diretoria da Aneel negou pedido da CPFL Paulista de tratamento tarifário excepcional para troca de todos os medidores da área de concessão da distribuidora por equipamentos inteligentes. A proposta previa a redução do componente Pd do Fator X, que é um mecanismo de compartilhamento de ganhos de eficiência com o consumidor, para tornar viável o investimento.
Os novos equipamentos tem vida útil estimada em 13 anos e seriam implantados em programa específico de investimentos em novas tecnologias. O sistema é composto por um medidor único com módulo de comunicação capaz de oferecer todas as modalidades tarifárias vigentes para consumidores em baixa tensão, eliminando a necessidade de substituição de medidores em função de solicitações de mudanças tarifárias, e com a vantagem de ter operação remota...

Fonte:Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271811/aneel-rejeita-tratamento-excepcional-para-troca-de-medidores-da-cpfl-paulista

Relatório indica que Brasil pode liderar mercado de aço verde

O Brasil pode ser tornar uma potência do aço verde. A conclusão é da E3G na elaboração do perfil do Brasil no relatório Raising ambition on steel decarbonisation: The 2023 E3G Steel Policy Scorecard e que contou com apoio do Instituto E+ Transição Energética. Foram analisados 11 países e seu posicionamento nesse segmento da economia. No relatório, são indicados a grande disponibilidade de energia limpa e de minério de ferro brasileiros que podem colocar o país nesse papel de liderança. A contribuição do think tank brasileiro destacou as condições da indústria siderúrgica nacional contribuir na descarbonização do setor globalmente.
O relatório destaca que o Brasil gerou quase 93% da sua eletricidade a partir de fontes limpas em 2023. E aponta que o potencial remanescente de energia renovável pode alimentar as aspirações do país para a reindustrialização verde. “O país precisa de incorporar a descarbonização do aço no seu esforço para ser uma potência verde. Como Presidente do G20 em 2024, pode impulsionar uma agenda para acordos internacionais e clubes de compras de aço verde”, afirma a entidade em seu relatório. Em geral, a avaliação é de que o país tem um perfil único na indústria siderúrgica...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271692/relatorio-indica-que-brasil-pode-liderar-mercado-de-aco-verde

Light propõe novo plano de recuperação

A Light propôs um novo plano de recuperação judicial a seus credores. A decisão foi tomada pelo conselho de administração da companhia em reunião na última sexta-feira, 23 de fevereiro. A ideia é de pagar aos credores de menor porte, de até R$ 30 mil, 100% do valor em até 90 dias da homologação do plano. Aos demais há diferentes períodos de amortização e de pagamento.
O plano prevê o aporte de novos recursos de até R$ 1,5 bilhão, sendo intenção dos acionistas de referência o aporte de R$ 1 bilhão desse total. A proposta, argumenta a empresa, assegura a sustentabilidade econômico-financeira da Light com a previsão de pagamento em condições classificadas como vantajosas aos credores apoiadores que aderirem ao plano.
O chamado PRJ Modificativo “visa a adequar determinados termos e condições anteriormente propostos com vistas a um maior alinhamento com os interesses dos credores da companhia e outros stakeholders, a superação da atual situação econômico-financeira e seus eventuais reflexos e, sobretudo, a continuidade da prestação dos serviços no âmbito das concessões de titularidade do Grupo Light, a preservação de valor e a promoção de sua função social”, diz comunicado da companhia...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271671/light-propoe-novo-plano-de-recuperacao

GoodWe lança inversores híbridos e de retrofit de 100 kW

A GoodWe expandiu seu portfólio de soluções de armazenamento de energia C&I (Comercial e Industrial) com duas novas adições: o inversor híbrido ETC 100 kW e o inversor de retrofit BTC 100 kW, ambos acopláveis ao sistema de bateria de alta tensão Lynx C da empresa (101 kWh – 156 kWh).
Segundo a fabricante, os inversores ETC/BTC 100 kW, com uma ampla faixa de tensão de bateria e um design modular, oferecem grande flexibilidade e fácil instalação. Os equipamentos podem mudar para o modo de backup em menos de 0.01 segundo, garantindo um fornecimento de energia ininterrupto para cargas críticas.
O corte de pico é outra função importante suportada pelos inversores ETC/BTC. Utilizando o sistema de armazenamento durante períodos de alta demanda de energia, os produtos podem ajudar a reduzir os custos de demanda de pico e baixar os custos de eletricidade gerais para os clientes.
A bateria Lynx C é uma bateria de lítio ferro fosfato de alta capacidade que pode ser usada em conjunto com os inversores ETC/BTC para fornecer soluções de armazenamento de energia confiáveis e escaláveis para aplicações C&I...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/goodwe-lanca-inversores-hibridos-e-de-retrofit-de-100-kw/

bottom of page