top of page

31/07/2024

Segmento de distribuição de energia elétrica irá investir R$ 52 bilhões em modernização até 2027

Muita gente acredita que, quando falta energia, só uma equipe presencial da concessionária pode resolver. Mas nem sempre é assim. No ano passado, a Neoenergia conseguiu resolver 550 interrupções no Distrito Federal, ajudando mais de 1 milhão de pessoas e 300 mil residências e estabelecimentos comerciais, sem precisar enviar nenhum funcionário ao local.
Isso se deve aos investimentos de automação de rede que ampliaram a implantação do sistema self-healing (ou de “autorrecomposição”, numa tradução livre) e, assim, reduziram o número de interrupções no fornecimento da eletricidade, que pode ser restabelecida em até 60 segundos.
O self-healing é atualmente o que existe de mais moderno em automação e inteligência de redes. A tecnologia é projetada para que os religadores identifiquem o defeito e façam o restabelecimento da energia ou a transferência do cliente para outra rede, sem a intervenção humana e em segundos.
Assim, os religadores automáticos são capazes de reverter as suspensões provocadas por defeitos temporários — motivadas, por exemplo, por raios ou galhos de árvores que caíram sobre a fiação, sem ocasionar maiores danos. Caso seja preciso redirecionar os endereços afetados para outras redes, o sistema faz isso automaticamente…

Fonte: Exame

Leia mais em:

https://exame.com/negocios/distribuicao-energia-eletrica-modernizacao-2027/

Generative AI use on increase in energy sector

Increasing investment in and use of generative AI in the energy and utilities sector is revealed in new research from Capgemini.
Of the organisations surveyed in the sector almost one quarter indicated they had enabled generative AI in some or all of their functions and/or locations in the current year, compared with just 3% in 2023.
And almost half indicated having begun working on some pilots of generative AI initiatives in 2024, compared with just over one-third in 2023.
These figures are close to the average across all sectors surveyed, with investment broadly increasing in line with organisation size.
Across the sectors the top use cases include IT, risk management and logistics and almost all the organisations’ employees are allowed to use generative AI in some capacity.
Energy sector use cases
For example in the energy sector, an example cited is BP, which is leveraging generative AI to assist employees with daily tasks such as email management and thereby enhance productivity and the business workflows...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/digitalisation/generative-ai-use-on-increase-in-energy-sector/

Federação das Teles pede que Aneel reconsidere decisão sobre postes

O setor de telecomunicações pediu formalmente que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) reconsiderasse o encerramento do processo sobre a regulamentação do compartilhamento de postos. A decisão foi tomada em 23 de julho, quando a diretoria entendeu que deveria reiniciar a discussão sobre o tema.
Na 2ª feira (29.jul), a Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática), que reúne vários sindicatos de empresas de telecomunicações, apresentou recurso administrativo para que a diretoria revise a extinção de processo que visava enfrentar a ocupação desordenada dos postos de energia elétrica no Brasil. 
No documento, a Feninfra afirma que a proposta visava enfrentar uma ocupação clandestina, a falta de regularização contratual e a ausência de fiscalização adequada dos postos. É ressaltado que o tema vem sendo analisado também pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que aprovou a resolução de regulamentação...

Fonte: Poder360

Leia mais em:

https://www.poder360.com.br/poder-energia/federacao-das-teles-pede-que-aneel-reconsidere-decisao-sobre-postes/

Consumidores pagaram até 13,4% a mais nas tarifas de energia por 'gatos' em 2023; veja custo por estado

Os consumidores de energia pagaram até 13,4% a mais em suas tarifas por causa dos furtos na rede elétrica — conhecidos como "gatos". Os dados constam em relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na última quinta-feira (18).
Aqueles que mais pagam pelos furtos são os clientes da Amazonas Energia. Segundo a Aneel, 13,4% da conta de luz dos amazonenses são custos com furtos e fraudes na rede elétrica.
Em segundo lugar estão os clientes da Light, no Rio de Janeiro, seguidos pelos consumidores do Amapá, que compram energia da Equatorial. Veja a lista:

 

Fonte: G1

Leia mais em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/07/30/consumidores-pagaram-ate-134percent-a-mais-nas-tarifas-de-energia-por-gatos-em-2023-veja-custo-por-estado.ghtml

Energia solar movimenta mercado bilionário no país

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica mostram que o Brasil fechou o primeiro semestre do ano com mais de 8 bilhões de reais investidos em novas instalações de energia solar. O país ganhou neste ano cerca de 400.000 novas instalações de geração própria de energia solar em residências.
O crescimento nas residências este ano representa metade de toda a expansão da geração própria fotovoltaica no país, incluindo comércios, indústrias e propriedades rurais.
Segundo a rede Portal Solar, o uso da energia solar pelos consumidores residenciais tem sido impulsionado pela queda do preço do equipamento — em torno de 40% no último ano –, o aumento do consumo de eletricidade pelas mudanças de temperatura e, principalmente, pela elevação da tarifa de energia elétrica no Brasil...

Fonte: Veja

Leia mais em:

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/energia-solar-movimenta-mercado-bilionario-no-pais

Consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre, diz CCEE

O consumo de energia no Brasil atingiu 71.317 megawatts médios no primeiro semestre, alta de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O aumento foi puxado pelo impacto do calor, que leva ao uso mais intenso de equipamentos de ar condicionado nos dias mais quentes, e pelas atividades de serviços, comércio e indústria.
"Todos os 15 setores monitorados... registraram aumento no consumo de energia nos seis primeiros meses deste ano. Destaque para os ramos de Saneamento (40%), Serviços (24%) e Comércio (23%), os dois últimos também influenciados pela variação da temperatura", disse.
Nos dias mais quentes, estabelecimentos comerciais como shoppings e supermercados, além do ramo de hotelaria, costumam usar com mais intensidade aparelhos de ar-condicionado, explicou...

Fonte: Terra

Leia mais em:

https://www.terra.com.br/economia/consumo-de-energia-no-brasil-cresce-68-no-1-semestre-diz-ccee,abd4021ca395fa6c712595decd752cdcjxsvjyyg.html#google_vignette

Schneider Electric launches training programme for electrical engineers

Schneider Electric has announced its training programme in the UK and Ireland, aiming to unify specialist academies, courses and digital campuses into a holistic offering.
The tech major’s move is in response to the chronic skills gap in engineering and the vital role that training plays in addressing the growing complexities associated with digital transformation.
The programme covers everything from AI, the automation of machinery and equipment, to innovations in power and energy management, and safety standards and regulations.
Schneider Electric Training will provide customers, partners, and engineers with a single point of access to the training options and resources available, covering Schneider Electric solutions, industry-focused courses, and professional accreditations...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/smart-energy/schneider-electric-launches-training-programme-for-electrical-engineers/

bottom of page