30/10/2020

Virtual reality simulator trains Honeywell’s workforce

Honeywell has introduced an advanced industrial training solution that combines 3D immersive technology with operator training simulation to create a collaborative learning environment for plant operators and field technicians.

Honeywell’s Immersive Field Simulator is a virtual reality (VR) and mixed reality-based training tool that incorporates a digital twin of the physical plant to provide targeted, on-demand, skill-based training for workers.

“Faced with increasingly complex technology and an experienced workforce nearing retirement, operators need robust technical training and development solutions that accurately depict real-world environments,” said Pramesh Maheshwari, vice president and general manager, Lifecycle Solutions and Services, Honeywell Process Solutions.

“Traditional training approaches often fail to meet the mark when it comes to helping panel and field operators and maintenance technicians in process plants become better at their jobs. The result can be reliability issues and increased operational incidents.”...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/regional-news/north-america/virtual-reality-simulator-trains-honeywells-workforce/

Siemens Gamesa apresenta novo Diretor Geral e Head de Serviços no Brasil

A Siemens Gamesa anunciou nesta quinta-feira, 29 de outubro, Felipe Ferrés como seu novo Diretor Geral no Brasil, cargo antes ocupado por Roberto Prida durante três anos, e que assumirá novas responsabilidades na companhia após a conclusão do processo de transição nas próximas semanas.

Ferrés possui experiência no setor de energia e infraestrutura, tendo ingressado na Siemens Gamesa em maio deste ano como Vice Diretor Geral de Onshore no país. Antes, trabalhou na Siemens por 12 anos, atuando como Conselheiro Estratégico do board global da Siemens Energy, além de Gerente Geral da área de geração termoelétrica no país.

Outra movimentação da empresa é a contratação de Eduardo Brito como Head de Serviços no Brasil. Com 20 anos de experiência em estratégia e desenvolvimento de negócios, o executivo já ocupou uma série de funções-chave em bancos globais, startups e empresas multinacionais na América Latina.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://canalenergia.com.br/noticias/53152577/siemens-gamesa-apresenta-novo-diretor-geral-e-head-de-servicos-no-brasil

‘Custo-Brasil’ inviabiliza exportação de aerogeradores

Em uma década a fonte eólica foi alçada à segunda maior do país, mas ainda assim um problema crônico ainda afeta toda a indústria, o custo-Brasil. Esse fator ainda limita a expansão da produção brasileira das turbinas eólicas. Por isso, o mercado internacional não é considerado uma alternativa para a manutenção da atividade fabril em períodos de menor volume de pedidos para projetos no país.

Segundo representantes dos maiores produtores de aerogeradores que possuem fabricação local, há apenas componentes isolados com nível de competitividade que podem chegar a outros mercados. Contudo, pensar em exportação de grandes equipamentos já prontos não é um negócio viável para as unidades fabris que operam em território nacional. O tema foi debatido no primeiro painel desta quinta-feira, 29 de outubro, do Brazil Windpower 2020, evento realizado pelo Grupo CanalEnergia-Informa Markets, em parceira com o GWEC e ABEEólica.

Segundo Brian Pitel, diretor de Supply Chain para Onshore Wind na América Latina da GE, a operação das indústrias é competitiva e o produto nacional seria mais competitivo com a desvalorização cambial que temos visto do real ante o dólar...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53152603/custo-brasil-inviabiliza-exportacao-de-aerogeradores

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou nesta quarta-feira, 28 de outubro, durante o XI Seminário Internacional de Energia Nuclear, a cifra de R$ 15,5 bilhões nos próximos anos para a retomada do setor, com a expectativa de ampliação de exportação de urânio/yellow cake para 1,5 tonelada/ano e projeções para geração de emprego e renda positivas para o País: o plano de aceleração, construção e operação de Angra 3 com previsão de geração de 9.300 empregos e a retomada de Caetité, gerando 1.800 empregos e em Santa Quitéria, somados implantação e operação, 4.500 novos empregos.

Falando sobre as metas futuras e os desafios para os próximos anos, o ministro afirmou que o desenvolvimento do PNE 2050, recomendará ampliação da geração nuclear em até 10 GW, em 30 anos, e destacou alguns desafios que têm sido enfrentados, entre eles, o aprimoramento da legislação com vistas a atrair investimentos privados, inclusive na mineração de urânio; a conclusão das obras de Angra 3, até 2026; estender a vida útil para operação de Angra 1 por mais 20 anos e a retomada da mineração de urânio...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53152485/ministro-anuncia-investimentos-de-r-155-bilhoes-na-area-nuclear-nos-proximos-anos

Ministro Bento Albuquerque reforça compromisso com a abertura dos mercados de energia

A Abraceel reuniu-se com o Ministro Bento Albuquerque no dia 01.10, para tratar da abertura dos mercados de etanol, energia elétrica e gás natural.

Sobre a tramitação das matérias afetas ao MME no Congresso Nacional, o Ministro mencionou as medidas já aprovadas, como a Lei 14.052/20, que estabeleceu novas condições para a repactuação do risco hidrológico de geração de energia elétrica (GSF) e o PL do Gás na Câmara dos Deputados. Além disso, mostrou-se otimista quanto à aprovação das propostas que ainda estão tramitando, como as englobadas pelo PLS 232/16, destacando que essas são de todos, governo e mercado, fruto do diálogo do MME com os agentes setoriais.

Ante a reivindicação de abertura do mercado de etanol, no qual ainda persistem barreiras de entrada que dificultam o desenvolvimento desse mercado, a redução do preço do combustível e a competitividade do país – a Resolução ANP 43/2009, por exemplo, define que a comercializadora de etanol precisa ser “pessoa jurídica controlada diretamente ou indiretamente por dois ou mais produtores ou cooperativas de produtores de etanol” -, o Ministro afirmou que já conhecia o problema e que esse assunto já está encaminhado no âmbito de sua pasta...

Fonte: Abraceel

Leia mais em:

https://abraceel.com.br/blog/2020/10/ministro-bento-albuquerque-reforca-compromisso-com-a-abertura-dos-mercados-de-energia/

Valmet oferece suporte remoto com realidade aumentada em Parada Geral realizada durante pandemia

Em todo o mundo, a dinâmica das relações humanas mudou drasticamente desde o início da pandemia do novo coronavírus. Durante a rotina do trabalho industrial, empresas precisaram adequar suas atividades para que protocolos de segurança tivessem prioridade, sem que a saúde de colaboradores fosse colocada em perigo ou que serviços essenciais fossem interrompidos. O uso de novas tecnologias também tem sido um aliado na resolução de problemas e na otimização de processos, ao promover o distanciamento social com ferramentas de serviços remotos.

Neste cenário desafiador, a Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, forneceu soluções de Internet Industrial (também conhecida por Indústria 4.0 ou Internet das Coisas) para a “megaoperação” da CMPC em Guaíba (RS), que realizou, durante 10 dias em meio à pandemia, uma Parada Geral Programada. A companhia implantou um rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19 e lançou mão de soluções que pudessem resolver de forma remota algumas das demandas operacionais da planta.

Os óculos de realidade aumentada utilizados durante a Parada Geral auxiliaram os técnicos de assistência em campo durante a manutenção da Linha 2 da unidade industrial. O equipamento possibilitou a análise detalhada de especialistas da Valmet sem que sua presença fosse necessária...

Fonte: Paranashop

Leia mais em:

https://paranashop.com.br/2020/10/valmet-oferece-suporte-remoto-com-realidade-aumentada-em-parada-geral-realizada-durante-pandemia/