top of page

29/07/2024

Bandeira verde em agosto e situação dos reservatórios no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária de energia elétrica para agosto será verde. Isso significa que os consumidores não terão custos extras nas contas de luz no próximo mês. Segundo a Aneel, as condições projetadas para a geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira verde, sem cobrança adicional.
Em julho, a bandeira tarifária estava amarela, com um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, devido à previsão de chuvas abaixo da média e ao aumento esperado no consumo de energia. O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, indica aos consumidores os custos de geração de energia no Brasil. O acionamento de cada bandeira é calculado com base no risco hidrológico e no preço da energia. As bandeiras funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos, sendo a bandeira vermelha a de maior custo, e a verde, sem custo extra…

Fonte: Terra

Leia mais em:

https://www.terra.com.br/planeta/noticias/bandeira-verde-em-agosto-e-situacao-dos-reservatorios-no-brasil,f204b5db166fee8ab1f693535087990f39eqz5d0.html

Genial prevê triplicar carteira no mercado livre de energia, expandindo marca fora do RJ

A Genial Energy, braço de energia do banco Genial Investimentos, prevê encerrar este ano com o triplo de clientes atendidos no mercado livre do que tinha na carteira há dois anos, apostando em parcerias estratégicas para “furar” a bolha e expandir sua marca para além do Rio de Janeiro, disseram executivos da companhia à Reuters.
Um dos bancos com presença maior no setor elétrico, o Genial tem hoje uma comercializadora de energia elétrica já consolidada entre grandes consumidores, no mercado chamado de "atacado", e agora vem buscando crescer no "varejo", que engloba consumidores de menor porte que passou a poder contratar sua energia direto de um fornecedor em janeiro deste ano.
A expectativa da Genial Energy é terminar o ano com 540 clientes, entre atacado e varejo, triplicando sua carteira em relação ao final de 2022, na esteira da abertura do ambiente de contratação livre (ACL) para pequenas e médias empresas.
Para os próximos anos, a meta é chegar a mil clientes, apostando no diferencial competitivo do banco de fornecer uma "solução financeira completa", proporcionando além do desconto na conta de luz acesso a produtos como seguros, previdência, câmbio, crédito e outros...

Fonte: Terra

Leia mais em:

https://www.terra.com.br/economia/genial-preve-triplicar-carteira-no-mercado-livre-de-energia-expandindo-marca-fora-do-rj,9f87ca72b16fcc29ac9cb179ce9fbb11m12qrj27.html

ONS registra primeiro recorde de geração eólica instantânea em 2024

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que foi registrado o primeiro recorde do ano na geração eólica. O recorde foi na geração instantânea, dentro do momento chamado no setor de “safra dos ventos”.
O recorde de geração instantânea, de acordo com o ONS, ocorreu no submercado Nordeste, na terça-feira (23), às 21h09 horas, com produção de 19.028 megawatts (MW), valor correspondente a 152,8% da demanda da região naquele minuto.
Ainda segundo o operador, o recorde instantâneo anterior foi no dia 14 de agosto de 2023, às 22h56 horas, quando foi registrada geração de 18.725 MW, ou 149,9% da demanda naquele momento.
“O período entre os meses de julho e setembro é conhecido como temporada dos ventos, o que aumenta a possibilidade de que novos registros máximos sejam verificados nas próximas semanas”, disse o ONS, em comunicado.

Fonte: Abinee – Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=362833&sid=105

Taguatinga é a cidade onde mais ocorre furto de energia. Veja ranking

Nos primeiros seis meses deste ano, a Neoenergia Brasília recuperou 43 milhões de kWh de energia furtada — o suficiente para abastecer até 245 mil residências por um mês. O furto é caracterizado quando um local puxa energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da empresa. A região administrativa que lidera a prática é Taguatinga.
De acordo com a Neoenergia, entre janeiro e junho de 2024, houve 216 autuações pelo furto de energia em Taguatinga. Juntas, as ocorrências somam mais de 7,8 milhões de kWh — o que seria suficiente para abastecer 42.977 casas por 30 dias.
Em segundo lugar no ranking de energia furtada aparece a área central de Brasília. Com 212 flagrantes em 2023. Veja o ranking das 10 principais RAs:
As 10 RAs com mais furto de energia no DF
kWh de energia furtada / Casos registrados
Taguatinga - 7.821.838 / 216
Brasília - 3.763.138 / 212
Planaltina - 3.692.109 / 102
Gama - 3.148.112 / 83
São Sebastião - 2.466.632 / 57
Lago Sul - 2.206.515 / 41
Brazlândia - 1.765.048 / 84
Ceilândia - 1.650.663 / 77
Samambaia - 1.461.789 / 36
Paranoá - 1.123.749 / 34...

Fonte: Metrópoles

Leia mais em:

https://www.metropoles.com/distrito-federal/taguatinga-e-a-cidade-onde-mais-ocorre-furto-de-energia-veja-ranking

Nova tecnologia promete revolucionar IA com redução drástica no consumo de energia

A busca por alternativas mais sustentáveis no campo da Inteligência Artificial (IA) alcança um marco importante com uma inovação tecnológica que pode diminuir os requisitos de energia em processamentos de IA em mais de mil vezes. Pesquisadores da University of Minnesota Twin Cities, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que culminou no desenvolvimento de uma Memória de Acesso Aleatório Computacional (CRAM), oferecendo um avanço considerável em relação às tecnologias atuais.
Esse progresso científico, descrito em um artigo publicado no periódico npj Computação Não Convencional, representa um grande passo para contornar o problema do alto consumo de energia no processamento de IA. Hoje, uma grande quantidade de eletricidade é gasta no constante deslocamento de informações entre a memória e as unidades de processamento lógico. Os pesquisadores, no entanto, encontraram uma maneira de processar dados inteiramente dentro das matrizes de memória, eliminando a necessidade de transferir informações e reduzindo drasticamente o uso de energia...

Fonte: Tecmania

Leia mais em:

https://tecmania.com.br/nova-tecnologia-promete-revolucionar-ia-com-reducao-drastica-no-consumo-de-energia/

Equatorial tem 3 das 5 piores concessões de energia do país

A Equatorial , que se tornou acionista de referência da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), detém 3 das 5 distribuidoras de energia elétrica mais mal avaliadas do Brasil. O grupo comprou 15% das ações da empresa paulista por R$ 6,9 bilhões no processo de privatização encerrado na 3ª feira (23.jul.2024).
Fundada em 1999, a Equatorial atua em vários setores, mas tem suas operações específicas no setor elétrico. Detém 7 distribuidoras de energia elétrica pelo país. No entanto, 6 deles têm índices de satisfação dos consumidores abaixo da média nacional, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A agência todos os anos calcula o Iasc (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) das 51 empresas que fornecem energia ao mercado regulado. O indicador avalia a qualidade percebida, o custo-benefício do serviço, a confiança e satisfação dos consumidores a partir de uma pesquisa amostral realizada com clientes de todas as distribuidoras. São realizadas cerca de 28.000 entrevistas...

Fonte: Poder360

Leia mais em:

https://www.poder360.com.br/infograficos/equatorial-tem-3-das-5-piores-concessoes-de-energia-do-pais/

Concessão da Light não pode ser renovada após apagões, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira , disse neste sábado (27.jul.2024) que a concessão da distribuição de energia da Light pode não ser renovada depois das constantes quedas de luz na Ilha do Governador, zona norte do Rio, e também na Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara.
Segundo o ministro, a empresa assume compromissos para garantir o fornecimento sem interrupções.
“Vamos cobrar que as distribuidoras cheguem com energia e garantam dignidade às pessoas. Espero que hoje seja realmente um ponto de virada e que o setor privado entenda bem as regras que estão colocadas” , disse Silveira, que esteve com o prefeito Eduardo Paes (PSD) e a diretoria da Light, na subestação de supervisão no bairro do Tauá.
No dia 14, um acidente atingiu a Ilha do Governador, que durou cerca de duas horas. Em alguns locais, a luz demorou mais tempo para voltar.
Paes criticou a demora da empresa em solucionar os problemas. “Algumas reuniões já foram feitas entre a prefeitura e a Light e nós vimos um certo jogo de empurrões e enrolamento por parte da Light. Ouvi a explicação, mas a população da ilha está corretamente indignada e não é aceitável que as pessoas permitam que continuem acontecendo. Esse é um bom momento, porque sei que há um pleito pela renovação da concessão. Nosso papel é cobrar, pressão e pedimos que o Ministério perdure com a Luz” , disse...

Fonte: Poder360

Leia mais em:

https://www.poder360.com.br/poder-energia/concessao-da-light-pode-nao-ser-renovada-apos-apagoes-diz-ministro/

bottom of page