26/04/2021

The countries leading the energy transition

Switzerland and Austria follow in fourth and fifth respectively. The other region in the top 10 is Australasia with New Zealand in eighth place.

Conversely at the lower end are Lebanon, Mongolia, Haiti and Zimbabwe.

The latest annual Fostering Effective Energy Transition from the World Economic Forum and Accenture reports that global investment in the energy transition reached $500 billion in 2020. This represents a doubling over the past decade.

This has seen the share of electricity from renewables including hydro increase from 19% to 26% (in 2019), with the levelised cost of solar declining from $0.38/kWh to $0.07kW/h and of onshore wind from $0.086/kWh to $0.053/kWh.

Other indicators highlighted are an increase in cumulative global electric vehicle and plug-in sales from 0.5 million in 2010 to 10 million in 2020 and a decline in energy intensity from 5.4MJ/$ to 4.6MJ/$, but an increase in emissions from fossil fuel combustion and industrial processes from 33Gt to 34Gt...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/business/the-countries-leading-the-energy-transition/

Oportunidades são oferecidas ao setor solar no país por meio de licitações nas regiões Nordeste, Norte e Sul

Prestadores de serviços e fornecedores contam com oportunidades de negócios no setor solar fotovoltaico por meio de licitações. Órgãos públicos, empresas, entidades e institutos de educação contam com processos concorrenciais nas regiões Nordeste, Norte e Sul.

Com prazo de abertura definido para 30 de abril, a Prefeitura Municipal de Porto Walter, situada no Acre, possui concorrência para implantar sistema de geração fotovoltaica de energia elétrica.

O Serviço Social do Transporte (Sest), no Pará, conta com contratação de empresa especializada para realização de serviço técnico de fiscalização de obra de energia solar fotovoltaica destinada à unidade de Belém. As propostas deverão ser iniciadas até 27 de abril...

Fonte: Portal Solar

Leia mais em:

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/geracao-solar/oportunidades-sao-oferecidas-ao-setor-solar-no-pais-por-meio-de-licitacoes-nas-regioes-nordeste-norte-e-sul.html

Pepitone é reconduzido à presidência da Ariae

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, foi reconduzido por mais um ano ao cargo de presidente da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras da Energia. Ele teve seu nome referendado em assembleia geral pelos representantes das agências dos 20 países que integram a Ariae.

A assembleia anual da entidade tratou também de projetos conjuntos da organização com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Um deles é o Hub da Energia, plataforma virtual que agrega dados energéticos de toda a região, entre eles, como a pandemia afetou o consumo de energia e as medidas tomadas pelos reguladores em resposta à crise.

Outra parceria com o BID envolve o financiamento de cursos de capacitação em Transição Energética e Cibersegurança para reguladores da América Latina e Caribe. Foi aprovado ainda o balanço contábil da associação em 2020 e a previsão de atividades para 2021. A próxima assembleia geral deve acontecer em abril de 2022.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53170466/pepitone-e-reconduzido-a-presidencia-da-ariae

Sensoriamento remoto reduz custos no setor elétrico

Com objetivo de reduzir custos e planejar melhor as operações de geração e distribuição de energia elétrica no Brasil, as aplicações tecnológicas de sensoriamento remoto por meio de informações de satélites e nano satélites têm sido cada vez mais procuradas por diversas empresas do setor elétrico.

O sistema utiliza técnicas de armazenamento e computação na nuvem com uma interface web para visualização e consulta dos dados gerados aos clientes. Atualmente a Fundação Certi, de Santa Catarina, está trabalhando no desenvolvimento de dois projetos, um de monitoramento ambiental, incluindo a medição da qualidade da água de reservatório de usinas, e o outro de controle da vegetação para evitar danos nas redes e em linhas de distribuição e quedas de fornecimento aos consumidores finais.

A mesma tecnologia também pode monitorar o nível hídrico dos reservatórios e de precipitação. As informações são de fontes públicas, sem custo de contratação, o que reduz os gastos das empresas nesta área…

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53170382/sensoriamento-remoto-reduz-custos-no-setor-eletrico

Contratação de energia no mercado livre cresce 2,6 vezes em um ano, diz estudo

O volume de energia contratada no mercado livre de projetos eólicos e solares cresceu 2,6 vezes entre janeiro de 2020 e março de 2021, segundo estudo inédito da consultoria Clean Energy Latin America (Cela). O levantamento feito com as principais empresas geradoras de energia eólica e solar no mercado livre apontou que o perfil dos contratos nessa modalidade mudou ao longo do último ano.

No ambiente de contratação livre (ACL) os consumidores escolhem os próprios fornecedores de energia. O estudo da Cela analisou 26 contratos de energia eólica e 44 de solar e apontou que, até março, projetos com energia contratada no ACL tinham uma capacidade instalada de aproximadamente 5 gigawatts no pico (GWp) de energia solar 1,5GWp de energia eólica.

Para a diretora da consultoria, Camila Ramos, o avanço do volume contratado e a mudança no perfil dos contratos demonstra a maior busca por energia limpa, em meio à transição para uma economia de baixa emissão de carbono…

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=337931&sid=105