26/03/2021

Perfil de novo presidente da Eletrobras traz alívio ao setor elétrico e mercado

Em meio a temores de uma escolha de cunho político ou mesmo de um militar para o comando da Eletrobras, o mercado respirou aliviado com o anúncio da indicação de Rodrigo Limp para o cargo e fez até vista grossa ao atropelo na governança do processo de recrutamento.

Selecionado pela União, o nome de Limp, atual secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), não estava no radar dos agentes e nem constava na lista elaborada pela consultoria Korn Ferry, contratada para auxiliar o processo de sucessão de Wilson Ferreira Júnior. Ainda assim, a indicação acabou sendo recebida com entusiasmo por grande parte dos analistas e investidores.

Mesmo quem fez ressalvas à escolha de Limp - em particular, à sua falta de experiência no mundo corporativo - destacou o perfil técnico e ponderado do futuro presidente da Eletrobras, e especialmente o que seria seu grande trunfo: o trânsito com parlamentares e a capacidade de dialogar e construir consenso em torno da privatização da estatal...

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=337349&sid=105

Tecnologia de grafeno em painéis: saiba o que é e quais suas vantagens

A tecnologia de grafeno em painéis fotovoltaicos permite que os módulos tenham melhor rendimento, graças às suas propriedades hidrofílicas e fotocatalíticas, que conferem às placas funções autolimpantes e de fácil decomposição de materiais orgânicos, reduzindo os riscos causados pelo hot-spot.

Esta é a análise de André Valvezan, diretor de vendas da ZNShine Solar. Durante participação no webinário realizado pelo Canal Solar, na última terça-feira (23), o especialista comentou sobre as vantagens dos painéis com grafeno e destacou serem mais vantajosos que os convencionais.

“O vidro com aplicação de grafeno não retém as partículas de água, por exemplo. Normalmente, a chuva tende a formar bolhas de água sobre a superfície do módulo. A hora em que ela escorrendo, traz partículas de poeira, e às vezes demora para evaporar, fazendo com que a performance da placa seja comprometida, já que estará impedindo a passagem de luz. Por isso, é necessário nos painéis tradicionais uma frequência maior de manutenção e limpeza para que ofereça máxima potência”, explicou o especialista...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/tecnologia-de-grafeno-em-paineis-saiba-o-que-e-e-quais-suas-vantagens/

Estudo aponta cidades que mais investem em renováveis no Brasil

Belo Horizonte (MG) é a 9ª cidade do ranking municipal de GD (geração distribuída) fotovoltaica com 30 MW de potência – o que representa 0,6% da capacidade instalada no Brasil. Ademais, o município é considerado um dos que mais investem em renováveis em território nacional.

É o que apontou a edição de 2021 do Relatório de Status Global de Energias Renováveis nas Cidades da REN21, principal balanço dos esforços de transição energética das cidades em todo o mundo.

De acordo com o estudo, BH estabeleceu o compromisso de emissão zero em 2020, assim como Cáceres (MT) e Itu (SP), que também atingiram 100% de suas metas para renováveis em prédios e operações municipais no ano passado.

Ao total, a pesquisa indicou que 13 municípios tem metas ou políticas de energia limpa no Brasil. Apesar de ser considerado um nível baixo, isso cobre 51,6 milhões de pessoas – 28% da população urbana do Brasil...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/estudo-aponta-cidades-que-mais-investem-em-renovaveis-no-brasil/

L8 anuncia novidades para mercado fotovoltaico no Brasil

Instalar um sistema fotovoltaico está sendo cada vez mais uma alternativa para os brasileiros que buscam economia e eficiência energética. Uma reportagem feita pelo Canal Solar, por exemplo, mostrou que clientes residenciais relataram que economizaram até R$ 40 mil com energia limpa e sustentável. 

Agora, já imaginou ter na sua casa uma janela que capta energia solar? Ou que tal se as luminárias das rodovias também produzissem eletricidade através de módulos fotovoltaicos no poste e armazenassem essa energia para alimentação da iluminação e de câmeras?

De acordo com a L8 Energy, essas duas opções serão viáveis em breve no Brasil. A empresa anunciou que irá lançar, no Fórum GD Sul 2021, o vidro e a luminária solar.

“A L8 já tem o histórico de trazer novidades neste segmento ao Brasil. Depois das telhas, mochilas, ombrelones solares, agora apresentamos dois novos produtos que só têm a agregar no quesito sustentabilidade”, disse Guilherme Nagamine, diretor-executivo da L8 Energy…

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/l8-anuncia-novidades-para-mercado-fotovoltaico-no-brasil/

ANEEL debate modernização do setor no 2W Day

A ANEEL debateu a modernização do Setor Elétrico em painel virtual do 2W Day, promovido nesta quinta-feira (25/3) pela 2W Energia.

O diretor-geral da Agência, André Pepitone, abordou o tema, um dos mais importantes atualmente para o setor, com a conselheira da CCEE Roseane Santos. O debate foi mediado pelo CEO da 2W Energia, Claudio Ribeiro.

Pepitone destacou que a modernização significa preparar o setor para fazer parte dos avanços tecnológicos que virão, em benefício do consumidor e da sociedade, além de recepcionar o anseio dos consumidores, de maior protagonismo nas suas decisões de consumo. A maior digitalização favorece o surgimento de um consumidor mais consciente dos seus direitos e que quer exercer papel mais ativo na sua relação com o consumo de energia elétrica…

Fonte: Aneel

Leia mais em:

https://bit.ly/2Pr1F5h

Grupo Bureau Veritas amplia sua atuação no mercado de energias renováveis

O Bureau Veritas está fortalecendo sua atuação no setor elétrico e acaba de assinar contrato com a Nebras Power, empresa global de investimento em energia no Catar, que tem a missão de desenvolver e gerenciar um portfólio de investimentos estratégicos no setor, e a Canadian Solar, empresa de tecnologia solar e energia renovável.

O grupo informou que passará a inspecionar diretamente os projetos, equipamentos e obras de três das suas usinas solares pelos próximos 12 meses. São elas: Salgueiro Solar Holding SA e Francisco Sa Solar Holding SA, ambas no interior de Minas Gerais, e da Lavras Solar Holding SA, localizada no interior do Ceará.

A companhia ressaltou que atua de forma diferente em cada um dos projetos gerenciados pela Nebras Power/Canadian Solar. Na usina solar Salgueiro Solar Holding SA (114,13 MWp), o grupo realiza testes de aceitação de fábrica para validar se toda a documentação e performance dos equipamentos e sistemas estão de acordo com as especificações do cliente, além do diligenciamento fabril para minimizar potenciais atrasos e problemas…

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53167367/grupo-bureau-veritas-amplia-sua-atuacao-no-mercado-de-energias-renovaveis