25/03/2020

COVID-19: Publicada portaria da Agência que suspende prazos processuais

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou hoje (25/3) a Portaria n° 6310/2020 com o objetivo de estabelecer medidas para atendimento aos prazos processuais da Agência em decorrência da calamidade pública causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19).
A portaria suspende em 30 dias os prazos processuais da Agência. Importante esclarecer que durante esse prazo, as decisões da ANEEL continuarão a ser publicadas normalmente nos meios oficiais.
Durante o período de suspensão, o recebimento de documentos será feito exclusivamente por meio eletrônico. Enquanto durar a medida excepcional, não haverá atendimento presencial ou recebimento de documentos pelo serviço de postagem do Protocolo-Geral da ANEEL.
Outra decisão importante é que as reuniões de diretoria serão exclusivamente virtuais até o dia 28/4. A sustentação oral de agentes do setor poderá ser realizada por vídeo gravado pela parte e encaminhado à Agência de acordo com procedimento disponível em https://aneel.gov.br/reunioes-publicas-da-diretoria...

Fonte: Aneel

Leia mais em:

https://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao-2/-/asset_publisher/zXQREz8EVlZ6/content/covid-19-publicada-portaria-da-agencia-que-suspende-prazos-processuais/656877?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.aneel.gov.br%2Fsala-de-imprensa-exibicao-2%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_zXQREz8EVlZ6%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D3

CEMIG SIM está em busca de parceiros na área de inovação

A Cemig SIM – Soluções Inteligentes em Energia, controlada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), está em busca de novos parceiros para compor seu banco de fornecedores. Criada em outubro do ano passado, a empresa já conta com 52 empresas cadastradas em diversas áreas, mas deseja ampliar o portfólio, principalmente nas áreas de mobilidade e armazenamento de energia.

As informações são do executivo de soluções em energia da Cemig SIM, Willian Alves de Souza. Segundo ele, neste primeiro momento, o intuito é desenvolver trabalhos estratégicos nas áreas de geração distribuída, cogeração e armazenamento de energia, eficiência energética, mobilidade elétrica e gestão energética.

“Queremos entregar soluções integradas e completas na área de energia solar e demais fontes renováveis aos nossos clientes, que são o centro de nossas decisões. Por isso, trabalhamos para entregar opções inovadoras e inteligentes com o uso eficiente dos recursos e por meio de parcerias benéficas para todos os envolvidos”, explicou...

Fonte: Diário do Comércio

Leia mais em:

https://diariodocomercio.com.br/exclusivo/cemig-sim-esta-em-busca-de-parceiros-na-area-de-inovacao/

Netze BW launches largest LoRaWAN deployment in Germany

Netze BW, the largest distribution network company for electricity, gas, and water in Baden-Württemberg, Germany’s third-largest state, has launched the largest LoRaWAN deployment in that country.

Working with Kerlink, a solutions provider dedicated to the Internet of Things (IoT), and ZENNER  IoT Solutions, a LoRaWAN system integrator and solution provider in Germany, the deployment includes up to 3,000 Kerlink Wirnet LoRaWAN gateways.

“This major deployment in Baden-Württemberg demonstrates the excellent scalability, flexibility, and robustness of LoRaWAN networks...,” said Dr Gerald Troppenz, business development manager ZENNER IoT Solutions...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/iot/netze-bw-launches-largest-lorawan-deployment-in-germany/

CCEE lança videoaulas para capacitar agentes e interessados no setor

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou na última segunda-feira (23), um novo formato de videoaulas para os seus cursos de capacitação ao mercado. Os conteúdos, todos gratuitos, variam entre temas introdutórios ao setor até abordagens mais técnicas, estando disponíveis no Portal de Aprendizado da organização. Nesta etapa, sete videoaulas de cerca de 15 minutos estão disponibilizadas na plataforma, sendo quatro de grade introdutória, abordando o setor elétrico e o trabalho realizado pela CCEE, duas sobre alterações nas regas de comercialização de energia em 2020 e outra sobre o processo de consulta dinâmica nos sistemas da Câmara.

Segundo a CCEE, os cursos apresentados nesta semana são o primeiro momento de um plano de longo prazo, que pretende adotar o formato para todo o conteúdo do portal. A CCEE informou que mais material está sendo preparado para ser disponibilizadas em breve.

Os cursos online devem suprir alguns dos conteúdos de aulas presenciais que foram canceladas após o agravamento das medidas impeditivas adotadas por conta da propagação da Covid-19. Entre os materiais previstos para as próximas semanas estão: Visão Geral das Operações; Visão Geral de Agentes de Geração e Gestão de Consumidores Livres nas Operações. Esses restritos aos Agentes da CCEE...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53130309/ccee-lanca-videoaulas-para-capacitar-agentes-e-interessados-no-setor