19/06/2020

Webinar debate a importância do P&D e EE na modernização do setor

O instituto Lactec e a consultoria Deode realizam na próxima terça-feira, 23 de junho, às 11h, um seminário virtual para debater como os Programas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética, ambos da Aneel, podem contribuir para o pretendido e necessário processo de modernização do desenho de mercado do setor elétrico brasileiro.

O evento, que conta com a promoção do Grupo CanalEnergia|Informa Markets, iniciará com a palestra do diretor técnico da PSR, Bernardo Bezerra, com o tema: “modernizando o setor elétrico brasileiro por meio de projetos de P&D”.

O webinar contará com os debatedores: Agnes da Costa, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia (MME); Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia; e Julio Omori, superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel Distribuição.

O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, e o presidente da Deode, Frederico Araújo, conduzirão os debates. Clique aqui para fazer a sua inscrição sem custo.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53137893/webinar-debate-a-importancia-do-pd-e-ee-na-modernizacao-do-setor

Concessionária de energia que atende Arujá e Santa Isabel permite que cliente faça autoleitura da conta

Clientes da Elektro, concessionária de energia elétrica que atende às cidades de Arujá e Santa Isabel, passaram a contar, nesta semana, com um serviço que permite que o próprio consumidor informe à distribuidora o consumo exibido no medidor.

Se optar pelo serviço, o cliente precisa fotografar os números que aparecem no medidor e enviar a foto para o site da concessionária. O registro pode ser feito até dois dias antes da data da leitura.

Segundo a concessionária, para o envio dos dados, o cliente deve entrar no site e, em “mais serviços”, acessar a opção “autoleitura”. Depois, deve digitar a leitura descrita no medidor e anexar a foto. Na sequência, clicar em “calcular”.

A medida foi adotada para contribuir com a prevenção ao novo coronavírus, uma vez que evita a presença dos funcionários em residências e comércios que têm o medidor na área interna...

Fonte: G1

Leia mais em:

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/06/19/concessionaria-de-energia-que-atende-aruja-e-santa-isabel-permite-que-cliente-faca-autoleitura-da-conta.ghtml

Enel Green Power automatiza 23 usinas renováveis, com seis complexos de energia solar

A Enel Green Power, empresa de energia renováveis do Grupo Enel, acaba de automatizar 23 usinas de geração renovável no Brasil, sendo nove hidrelétricas, seis solares e oito eólicas, capazes de gerar até 3,2 GW de potência. O processo foi possível graças à utilização de duas soluções da empresa Elipse Software: o Elipse E3 e o Elipse Power Renewable, cujas aplicações foram implementadas pela parceira Automalógica Sistemas para Automação.

“Optamos pela Elipse principalmente por seu driver IEC-61850 possuir certificação internacional da DNV-GL, o que representa o mais alto nível de competência e confiabilidade em automação de sistema elétricos, atendendo a todos os pré-requisitos determinados pela norma elétrica IEC-61850”, afirma Tetiana Guimarães dos Santos Reis, engenheira eletricista da Enel Green Power, mestre em IEC-61850. 

Outro aspecto para a escolha foi o suporte oferecido pela Elipse que, por ser tratar de uma empresa nacional, pode ser acessado com mais agilidade. A empresa oferece soluções que permitem expandir aplicações sem ser preciso fazer alterações em outras já existentes também foi considerada... 

Fonte: Portal Solar

Leia mais em:

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/enel-green-power-automatiza-23-usinas-renovaveis-com-seis-complexos-de-energia-solar.html

Neoenergia vai instalar 23 mil medidores inteligentes em Atibaia

A Neoenergia anunciou que irá instalar aproximadamente 23 mil medidores inteligentes na região de Atibaia, modernizando a rede de distribuição de energia elétrica da cidade e das vizinhas Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, onde a subsidiária Elektro possui 75 mil consumidores. O novo sistema permite ações mais rápidas em casos de interrupção no fornecimento, reduzindo tempo e frequência das ocorrências.

Com os novos equipamentos a leitura do consumo pode ser feita remotamente, evitando a necessidade de deslocamento dos leituristas, que serão treinados para atuar na análise dos dados coletados pelos sistemas. Além disso, após a conclusão da ação, que integra a fase final do projeto Energia do Futuro, o cliente poderá acompanhar o consumo energético diariamente, por meio do site da empresa.

“Esse acompanhamento pode render bastante economia ao cliente, que passa a perceber se está gastando muito em determinado período, uma forma de gerenciar seu próprio consumo”, afirma Heron Fontana, superintendente de Smart Grid da Neoenergia, admitindo que a expansão do projeto está sendo avaliada para outras cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53137794/neoenergia-vai-instalar-23-mil-medidores-inteligentes-em-atibaia

Empresa desenvolve armazenamento de energia renovável

Em busca de tornar a energia renovável mais eficiente, a empresa britânica Highview Power está construindo uma enorme instalação de armazenamento que utiliza ar comprimido para fazer uma bateria gigante.

Quando a instalação estiver pronta, usará eletricidade excedente para comprimir um tanque a fim de transformar o ar em líquido. Dessa forma, o ar poderá ser descomprimido para alimentar uma turbina gigante, que permitirá que os habitantes da região continuem usando energia limpa, mesmo que os painéis solares e as turbinas eólicas não estejam funcionando por condições externas.

"Projetos como esses nos ajudarão a perceber o valor total de nossas energias renováveis de classe mundial", disse Kwasi Kwarteng, ministro dos Negócios, Energia e Crescimento Limpo do Reino Unido. "E assegurará que residências e empresas ainda possam ser alimentadas por energia verde, mesmo quando o sol não está presente brilhando e o vento não está soprando", completou…

Fonte: Olhar Digital

Leia mais em:

https://olhardigital.com.br/noticia/empresa-desenvolve-armazenamento-de-energia-renovavel/102365

IEA divulga plano de recuperação para setor de energia que envolveria US$3 trilhões

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira um plano setorial para que governos estimulem o crescimento econômico e reduzam emissões de carbono que exigiria um investimento anual de 1 trilhão de dólares pelos próximos três anos.

Em estudo realizado em conjunto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a IEA disse que a implementação de tecnologias de energia limpa pode ser acelerada com uma integração entre políticas energéticas e as respostas governamentais à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.

O investimento global em energia caminha para despencar 20% neste ano, segundo projeções da própria IEA. No ano passado, o setor empregava cerca de 40 milhões de pessoas mundialmente, mas 3 milhões dessas vagas foram fechadas ou estão sob risco devido à pandemia de Covid-19…

Fonte: Época Negócios

Leia mais em:

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2020/06/iea-divulga-plano-de-recuperacao-para-setor-de-energia-que-envolveria-us3-trilhoes.html