18/05/2020

Virtual AUW highlights: Smart metering communication system best for your situation

The African Utility Week and POWERGEN Africa session on key considerations in smart grid and metering communication took place on Friday 15 May.

The session explored the most important element in communications for utilities.

The elements discussed include hybrid solutions, cost-effective communication, interoperability, and reliability, efficiency and security.

The webinar explained how utilities can identify true interoperability in smart metering considering there are numerous physical layer technologies such as RF and PLC and within each of these there are many barriers.

We have summarised the highlights from our top-level speakers below.

Emad El Sewedy, the CEO of EL Sewedy Electrometer Group, said communication is key to a reliable and efficient grid network.

We are currently living in a hybrid world meaning having two sources of energy or communication in a bid to become reliable and efficient...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/smart-grid/virtual-auw-highlights-smart-metering-communication-system-best-for-your-situation/

Aneel assina contrato inédito de reembolso à CEB por economia com UFV

A Aneel e a CEB assinaram na última sexta-feira (15) um contrato inédito de Desempenho Energético que permitirá à distribuidora receber os valores investidos em ações de eficiência energética e na instalação da usina fotovoltaica na sede da agência, com os recursos obtidos por meio da economia propiciada pelo projeto. É a primeira vez que um órgão público assina um compromisso desse tipo, o que está previsto na própria regulação sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE). Além de garantir redução de custos para os consumidores, a medida permite que os valores voltem a financiar outras iniciativas visando o uso eficiente da energia elétrica.

As ações de eficientização e a instalação da usina, em 2018, numa parceria com o Ministério de Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), foram custeadas com recursos do PEE da CEB-DIS, na ordem de R$ 1,8 milhão. Com a assinatura desse termo, os valores serão repassados pela Aneel mensalmente, retornando para a conta de investimento do programa...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53135101/aneel-assina-contrato-inedito-de-reembolso-a-ceb-por-economia-com-ufv

Crise faz disparar no país projetos que preveem quebra de contratos

A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus fez disparar em todo o País o número de projetos legislativos que preveem a quebra de contratos. Levantamento da empresa Sigalei, feito a pedido do Estadão/Broadcast, mostra que no Congresso Nacional, nas 15 principais Assembleias Legislativas e na Câmara Municipal de São Paulo já existem 352 propostas que buscam impor, entre outras coisas, redução de juros em empréstimos, descontos em mensalidades escolares e suspensão de pagamentos por serviços essenciais durante a pandemia.

Os projetos têm como justificativa principal as dificuldades de famílias e empresas em pagar contas durante o período de isolamento social, com consequente queda de renda. Os dados da Sigalei - empresa de inteligência de tecnologia política e regulatória - mostram que, apenas na área de serviços essenciais (água, energia, telefonia e internet), há 160 projetos que tratam, entre outros assuntos, de proibição de cortes de fornecimento, suspensão de cobranças e estabelecimento de gratuidade em alguns serviços...

Fonte: Época Negócios

Leia mais em:

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2020/05/epoca-negocios-crise-faz-disparar-no-pais-projetos-que-preveem-quebra-de-contratos.html

MRV procura start ups para parcerias em projetos de energia

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável por meio do incentivo e democratização da energia limpa, a MRV acaba de lançar um desafio, em sua página de inovação, em busca de startups que possam colaborar com serviços e ideias que visem a disseminação da energia limpa e benefícios, como a diminuição da conta de energia, para seus clientes.

De acordo com Flavio Vidal, gestor executivo de inovação da MRV, há a busca constante por soluções capazes de melhorar a experiência e transformar a vida dos clientes, tanto que a MRV é a primeira empresa do segmento a oferecer energia solar fotovoltaica nas áreas comuns dos seus condomínios. Para ele, com esse desafio a empresa se aproxima de startups que tenham boas ideias no sentido de facilitar a vida das pessoas e o seu consumo de energia...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53135011/mrv-procura-start-ups-para-parcerias-em-projetos-de-energia

Dois diretores deixam a Taesa

As mudanças na diretoria da Taesa continuam. Poucas semanas depois de José Ragone deixar a empresa, foi anunciado que o diretor Presidente, Jurídico e Regulatório, Raul Lycurgo Leite, e o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Marcus Pereira Aucélio, deixam seus cargos, em comum acordo entre as partes.

Em substituição, o diretor Técnico da Taesa, Marco Antônio Resende Faria, cumulará interinamente os cargos de diretor Presidente, Jurídico e Regulatório. Por sua vez, Fábio Antunes Fernandes, atual Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da companhia, assumirá interinamente o cargo de diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Já  Marcus Vinicius do Nascimento, atual consultor especialista da Companhia responsável pela Integração dos novos Ativos, assumirá interinamente os cargos de diretor de Negócios e Gestão de Participações e a diretoria de Implantação da transmissora.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53134984/dois-diretores-deixam-a-taesa