18/03/2020

Grupo Cobra usa solução para gestão em obras de transmissão

O Grupo Cobra contratou o software de colaboração em nuvem Colaborativo para gerir suas obras de transmissão de energia no Brasil. O empreendimento, que envolve a construção de subestações de transmissão, demanda uma grande quantidade de responsáveis, sejam contratados e terceirizados. De acordo com Pedro Martins, engenheiro eletricista do Grupo Cobra Brasil, este cenário faz com que qualquer desvio ou falha seja capaz de gerar altos custo, o que fez surgir a demanda de uma ferramenta que promovesse a gestão eficiente de projetos.

Dentre todos os sistemas de colaboração em nuvem estudados, o Colaborativo foi escolhido devido ao diferencial do registro das atividades durante o processo de construção, concedendo o acesso ao histórico para qualquer tipo de consulta. Ao todo, três projetos – Argo I, II, e III – estão sendo controlados pelo Colaborativo, o que envolve cerca de 300 usuários, entre subestação, linha de transmissão, cliente, engenharia e fornecedor... 

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53129619/grupo-cobra-usa-solucao-para-gestao-em-obras-de-transmissao

Paradigma investe em inovação e celebra parceria com Embrapii

Uma parceria entre a empresa Paradigma Business Solutions e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) foi celebrada para a linha de negócio – Desenvolvimento de Sistemas Informatizados para o Gerenciamento de Mercados de Energia Elétrica. Além da expertise da Paradigma, companhia que atua há duas décadas no setor de energia, ele contará com a infraestrutura e pesquisadores de cursos de mestrado profissional e graduação do Instituto Federal de SC (IFSC).

“Após 20 anos de mercado o pioneirismo e a inquietação seguem com diretrizes para o setor de energia. Estamos sempre buscando conhecimento e desenvolvimento de uma equipe de especialistas, e foi esse conjunto que pautou a inovação aplicada ao projeto selecionado para a parceria com a instituição.”, destaca Andréa Boudeville, CEO da Paradigma...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53129488/paradigma-investe-em-inovacao-e-celebra-parceria-com-embrapii

Solarian fecha acordo com Canadian

A brasileira Solarian Energy fechou contrato com a Canadian Solar para a construção da usina solar UFV Salto de Pirapora II. A central está localizada na cidade de Salto de Pirapora (SP) e terá potência total de 4.493 kWp. O projeto foi concebido para abastecer 96 lojas de uma rede de farmácias, localizadas na área de concessão da CPFL Piratininga.

Além de reduzir os custos de energia do cliente, cálculos da empresa apontam que a iniciativa ajudará a reduzir em 770 toneladas as emissões de CO2 na atmosfera. A rede de farmácias, disse Edgard Franco, CEO da Solarian, não participou do investimento no projeto. Ainda segundo o executivo, a empresa já fechou mais de 20 MWp em outros projetos de GD, e planeja ter toda essa potência em plena operação até o final do ano.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53129548/solarian-fecha-acordo-com-canadian

Aneel vai discutir devolução bilionária de parte de imposto cobrado nas contas de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai começar a debater como será feita a devolução aos consumidores de uma parte do PIS/Pasep e da Cofins cobrados nas contas de luz nos últimos anos, informou ao G1 o diretor-geral da agência, André Pepitone.

Apesar de o assunto estar em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), já há sentenças transitadas em julgado que reconhecem o direito a essa devolução. Por isso, há expectativa de que o Supremo acompanhe este entendimento, em decisão que deve sair ainda no primeiro semestre de 2020.

Não há estimativa do valor que será devolvido, mas, de acordo com Pepitone, a cifra deve atingir "alguns bilhões"...

Fonte: G1 - Globo

Leia mais em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/17/aneel-vai-discutir-devolucao-bilionaria-de-parte-de-imposto-cobrado-nas-contas-de-luz.ghtml