top of page

16/09/2024

Construtora cearense investe R$ 60 milhões e lança energia solar por assinatura

Com investimentos de R$ 60 milhões até o fim de 2024, a Dasart é a primeira incorporadora do Brasil a oferecer descontos na conta de luz para os moradores e áreas comuns de seus empreendimentos. A empresa firmou parceria estratégica com a Sunne para disponibilizar energia solar por assinatura, utilizando a energia gerada nas fazendas solares da Nortis Energia, braço do Grupo Dasart focado em energias renováveis.
Com o modelo de energia por assinatura, que vem crescendo exponencialmente no Brasil, é possível obter desconto de até 15% na fatura de energia.
Atualmente, a Nortis Energia opera usinas em Missão Velha, Amontada e Mombaça, no Ceará, com capacidade instalada prevista para atingir 15 MWp até o fim do ano. Já a Sunne acumula mais de 400 usinas sob gestão.
“Este investimento não apenas estimulará a economia local, mas também contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade global da ONU. Com esta iniciativa, a Dasart reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, proporcionando aos seus clientes uma solução de energia renovável que é tanto economicamente vantajosa quanto ambientalmente responsável, refletindo os valores de suas construções”, comenta Vitor Frota, CEO do Grupo Dasart…

Fonte: Diário do Nordeste

Leia mais em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/victor-ximenes/construtora-cearense-investe-r-60-milhoes-e-lanca-energia-solar-por-assinatura-1.3557671

The Economist: A China está vencendo os Estados Unidos na corrida da energia nuclear

No ano passado, os engenheiros da usina nuclear de Shidaowan, na China, desligaram as bombas que empurravam o líquido de arrefecimento ao redor do núcleo do reator. Em seguida, eles esperaram. Em uma usina de energia comum, isso teria sido perigoso. As reações nucleares geram muito calor, que normalmente é transferido por um líquido de arrefecimento e depois convertido em eletricidade. Com as bombas desligadas, o combustível nuclear pode ter continuado a se aquecer até se liquefazer e danificar o reator. Esses “derretimentos” podem liberar radiação. Foi o que aconteceu em 2011 na usina nuclear de Fukushima Dai-ichi, no Japão, depois que um tsunami danificou seus sistemas de resfriamento.
Mas não ocorreu nenhum desastre desse tipo em Shidaowan. No início, o reator aqueceu. Em seguida, ele esfriou antes que qualquer dano fosse causado, diz um artigo dos engenheiros da usina publicado em julho. Isso ocorreu graças ao projeto inteligente da usina. Os reatores convencionais são alimentados por longas barras de combustível contendo urânio. Em Shidaowan, no entanto, o combustível tem a forma de minúsculas partículas de urânio revestidas com carbono e outros produtos químicos e embutidas em esferas do tamanho de bolas de tênis. Essas esferas são conhecidas como “pebbles”. Elas podem suportar temperaturas extremamente altas sem derreter...

Fonte: Abinee – O Estado de SP

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=364126&sid=105

Com chegada do calor e seca recorde, veja as medidas na mesa do governo para garantir energia

O Brasil passa pela pior seca dos últimos 94 anos e, com a chegada do calor, deve enfrentar picos mais altos de consumo. Esse cenário acende um alerta no governo para garantir a continuidade do fornecimento de energia.
Na quinta-feira (12), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu que a situação para 2025 é “sempre uma preocupação”.
“Quando dizem o seguinte: ‘2025 é preocupante? 2026 é preocupante?’ Diante do cenário climático e hidrológico que vivemos hoje, sempre o ministro tem que tratar como preocupante”, disse a jornalistas, em São Paulo.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a quantidade de água que chega nos rios e é usada para gerar energia está abaixo da média histórica e tem sido um “ponto de atenção” desde dezembro de 2023.
Diante desse cenário, o governo tem lançado mão de algumas medidas e estudado outras, como o retorno do horário de verão.
Veja as medidas abaixo:
•    Horário de verão
•    Plano de contingência
•    Acionamento de termelétricas
•    Vazão de Belo Monte e flexibilizações
•    Operação de linhas de transmissão…

Fonte: G1.Globo

Leia mais em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/09/15/com-seca-recorde-e-chegada-do-calor-veja-as-medidas-na-mesa-do-governo-para-garantir-fornecimento-de-energia.ghtml

Petrobras inaugura Complexo de Energias Boaventura, na Região Metropolitana do RJ

A Petrobras inaugurou o Complexo de Energias Boaventura, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Mais de uma década - exatos 16 anos - separam o projeto original, que previa um dos maiores polos petroquímicos do mundo, do que foi inaugurado nesta sexta-feira (13) pelo presidente Lula e pela diretoria da Petrobras.
O nome mudou de Comperj para Complexo de Energias Boaventura, uma homenagem às ruínas de um convento franciscano do século XVII. O monumento fica na área da empresa e foi totalmente preservado.
É apenas a primeira estrutura do complexo, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio: um polo para processamento de gás natural, com capacidade de deixar prontos para o consumo até 21 milhões de m³ de gás por dia.
O gás natural chega lá por um novo gasoduto, o Rota Três, que tem 355 km de extensão e leva o gás extraído do pré-sal, em plataformas das bacias de Santos e Campos, até o Complexo Boaventura. A Petrobras já tinha outros dois gasodutos assim em operação...

Fonte: G1.Globo

Leia mais em:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/09/13/petrobras-inaugura-complexo-de-energias-boaventura-na-regiao-metropolitana-do-rj.ghtml

ANEEL Lança Novos Painéis Interativos com Indicadores de Distribuição de Energia Elétrica

Iniciativa visa aumentar a transparência e acessibilidade das informações para o público e promover um melhor controle social sobre a qualidade dos serviços
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acaba de inaugurar um novo conjunto de painéis interativos em seu portal de relatórios, oferecendo aos usuários uma visão detalhada e dinâmica dos indicadores de desempenho das distribuidoras de energia elétrica. Esta atualização, que marca um avanço significativo na transparência e acessibilidade das informações, está disponível no espaço “Indicadores da Distribuição” do site da ANEEL.
Novos Painéis Interativos: O Que Há de Novo?
Os novos painéis, desenvolvidos na plataforma Power BI, proporcionam uma visão abrangente dos principais indicadores relacionados ao serviço público de distribuição de energia elétrica. Entre as informações disponibilizadas, destacam-se:
•    Indicadores DEC e FEC: Dados sobre a Duração e a Frequência de Interrupções de Energia, fundamentais para avaliar a continuidade do serviço.
•    Compensações por Violação de Indicadores: Detalhes sobre compensações aplicadas em caso de descumprimento dos indicadores de continuidade.
•    Indicadores de Nível de Tensão: Informações sobre a qualidade da tensão em regime permanente.
•    Tempos de Atendimento a Ocorrências Emergenciais: Dados que avaliam a rapidez na resposta a situações críticas.
•    Indicadores de Atendimento Comercial: Métricas sobre o atendimento ao consumidor.
•    Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD): Informações sobre os planos de melhoria e expansão das distribuidoras...

Fonte: Cenário Energia

Leia mais em:

https://cenarioenergia.com.br/2024/09/11/aneel-lanca-novos-paineis-interativos-com-indicadores-de-distribuicao-de-energia-eletrica/

bottom of page