top of page

16/08/2024

Furtos de energia com perdas nas áreas de risco ainda são elevados e impactam resultados, diz Light

Apesar de o índice de perdas não técnicas se manter estável nos 12 meses encerrados em junho, nas áreas onde a Light  tem capacidade de atuar, nas áreas de risco, a prática do furto de energia ainda se encontra em níveis muito elevados, impactando nos números totais na área de concessão da distribuidora fluminense, disse Alexandre Nogueira, presidente da companhia. 
Principal fator de impacto no caixa da Light, as perdas não técnicas, jargão do setor para o furto de energia, cresceu 9,2 pontos percentuais no fim dos 12 meses encerrados em junho, na comparação com igual período no ano passado, ao apurar indicador de 68,5%. “Não temos poupado esforços para resolver o problema das perdas”, disse Nogueira, em teleconferência com analistas, nessa quinta-feira (15), sobre os resultados do segundo trimestre. 
O executivo disse também que o decreto do governo sobre a renovação das concessões de 20 distribuidoras de energia, no fim de maio, foi um “marco” para o setor e que precisa ser regulamentado…

Fonte: Abinee – Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=363302&sid=105

Drone substitui ser humano na inspeção de torre de transmissão de energia

Os drones caíram no gosto popular por fazer filmagens de boa qualidade em lugares de difícil acesso. Agora, essas máquinas voadoras estão sendo usadas para substituir humanos. Mas é por um bom motivo.
A pedido de uma companhia de energia elétrica, o Instituto Eldorado, um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, criou uma forma de drones fazerem inspeções em torres de energia. A atividade é perigosa para os funcionários de carne e osso, devido à possibilidade de choques elétricos e até quedas de grandes alturas.
Existe um risco de acidentes com pessoas que sobem em torres [de energia] para verificar se há oxidação
Mateus Pierre, diretor de software e inovação do Instituto Eldorado.
Em visita da reportagem de Tilt ao centro, que fica em Campinas, no interior de São Paulo, Pierre explicou como a tecnologia foi criada.
Diferentes sensores foram implantados no drone para coletar sinais do mundo externo. A partir daí, esses componentes foram integrados por meio de um sistema de inteligência artificial embutido no drone…

Fonte: Uol

Leia mais em:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2024/08/16/empresa-troca-funcionario-por-drone-na-inspecao-de-torre-de-transmissao.htm

Piauí é referência em energia limpa, abastecendo 3 milhões de residências

O Piauí alcançou um marco significativo na geração de energia limpa, ultrapassando 6 GW de capacidade instalada em julho de 2024, posicionando-se como o terceiro maior produtor de energia solar e eólica do Brasil. Com 178 usinas em operação, o estado agora possui potencial para abastecer mais de 3 milhões de residências, reforçando sua vocação para as energias renováveis.
Dos 178 parques instalados, 118 são dedicados à geração de energia eólica, que juntos somam 4 GW de potência. Os outros 2 GW são provenientes de 60 usinas solares, espalhadas por 17 municípios. Esse crescimento rápido e significativo reflete o foco do Piauí em desenvolver uma matriz energética sustentável e competitiva, de acordo com Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí. "O Estado do Piauí já atua fortemente com as energias renováveis. Temos aqui um dos principais parques solares do Brasil, além do maior parque eólico da América", afirmou Almeida.
Em abril de 2024, o Piauí liderou a expansão de novos parques de energia solar e eólica no Brasil, com 14 novas usinas entrando em operação e uma adição de 400 MW à sua capacidade instalada, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2022, o estado já havia registrado um crescimento expressivo de 24,85% na geração de energia eólica em comparação ao ano anterior, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Fonte: Portal Az

Leia mais em:

https://www.portalaz.com.br/noticia/economia/71813/piaui-e-referencia-em-energia-limpa-abastecendo-3-milhoes-de-residencias/

Iberdrola looks to generative AI to drive energy sector innovation

Iberdrola is partnering with Amazon Web Services (AWS) as its preferred cloud provider for generative artificial intelligence developments.
The partnership, part of a broader deal with Amazon encompassing renewables development and digitalisation, will see Iberdrola using AWS technologies including AWS Lambda and Amazon Bedrock and SageMaker to develop generative AI applications to support customer engagement and drive efficiencies in energy production and within the wider business.
Earlier this year, Iberdrola established a generative AI ‘centre of excellence’ with AWS to develop more than 100 generative AI applications that enhance the customer experience, support employees and improve business processes.
With a generative AI platform built on Amazon Bedrock and its choice of foundation models, Iberdrola personnel are able to access the tools to build the genAI applications…
​​

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/digitalisation/iberdrola-looks-to-generative-ai-to-drive-energy-sector-innovation/

Smart meter diagnosis tool launched in GB

GB utility network provider GTC has developed and launched a remote smart meter diagnosis tool on the Data Communications Company’s (DCC) network.
With the tool, GTC is able to connect to and communicate with smart meters in order to remotely diagnose issues and thereby reduce the need for costly and time-consuming visits to premises.
With this deployment, GTC becomes the first independent distribution network operator making use of the DCC network and is fully accredited under the Smart Energy Code defining the rights and obligations of all parties involved in the management of the country’s smart metering.
“Deploying a DCC adapter onto our network is the natural progression for GTC, meaning we deliver better network management services and allow us to enhance the service we provide for our customers,” commented Seth Townsley, Electricity Innovation & Transformation manager at GTC...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/smart-meters/smart-meter-diagnosis-tool-launched-in-gb/

ANEEL recebe contribuições para aprimoramento de estudo sobre sistemas de medição inteligente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) receberá até o dia 12 de novembro contribuições da sociedade para aprimoramento do estudo “Avaliação de modelos regulatórios para implantação de sistemas de medição inteligentes no sistema de distribuição brasileiro”.
Na Agenda Regulatória 2024/2025 da ANEEL, encontra-se a atividade “TRV23-07 - Avaliação dos sistemas de medição para transição energética e modernização no segmento de distribuição”, cujo objetivo principal é elaborar Análise de Impacto Regulatório (AIR) para investigar a necessidade de intervenção da Agência relativa ao tema de implantação de medição inteligente no segmento de distribuição, e, caso comprovada a necessidade, identificar a forma mais adequada para essa intervenção.
O estudo “Avaliação de modelos regulatórios para implantação de sistemas de medição inteligentes no sistema de distribuição brasileiro”, produzido no âmbito do acordo de cooperação técnica entre a ANEEL e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), teve como objetivo fornecer subsídios para a elaboração da mencionada AIR da atividade…
​​

Fonte: Aneel

Leia mais em:

https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/aneel-recebe-contribuicoes-para-aprimoramento-de-estudo-sobre-sistemas-de-medicao-inteligente

TCU autoriza prosseguir leilão de transmissão de energia elétrica 

O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu autorizar a continuidade no leilão de desestatização da transmissão de energia elétrica. Os investimentos iniciais estão previstos em R$ 3,7 bilhões e abrangem 850 km de linhas de transmissão e subestações com capacidade de 1600 MVA.
A decisão foi tomada na sessão de quarta-feira (14), sob a relatoria do ministro Jorge Oliveira, assegurando que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) atende aos requisitos formais da IN-TCU 81/2018 e pode prosseguir para a concessão da prestação de serviço público de transmissão de energia elétrica, por 30 anos, prorrogáveis por igual período.
O Leilão de Transmissão ANEEL 2/2024 abrange a construção, operação e manutenção de instalações de transmissão que passarão a integrar a Rede Básica do SIN (Sistema Interligado Nacional).
O TCU recomendou que a agência avalie a realização de licitação ou prorrogação dos contratos atuais. Quem vencer o leilão terá que continuar a prestação de serviço público em 163 km de extensão localizados em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/tcu-autoriza-leilao-transmissao-energia/

GreenYellow construirá usina solar de telhado de 3,96 MWp

A GreenYellow fechou um contrato para construir, ainda em 2024, em um telhado solar em uma indústria em Campinas, no interior de São Paulo. Não foram divulgados o nome do cliente nem o valor do negócio.
Com potência de quase 4 MW, este não só será um dos maiores telhados solares do Brasil, como também será o maior telhado solar instalado pela GreenYellow no país. A multinacional francesa possui outras sete usinas nesta modalidade instaladas nas unidades da varejista Assaí Atacadista.
Segundo Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow no Brasil, este é o primeiro contrato na modalidade on-site para C&I (Comércios e Indústrias) desde 2017, simbolizando a retomada da atuação da empresa neste mercado. 
“No início do ano, anunciamos a nossa estratégia de voltar ao segmento de geração de energia fotovoltaica para autoconsumo local direcionada ao setor de C&I. Nesse contexto, o desenvolvimento deste projeto, que envolve investimento, construção, operação e manutenção da usina, é muito importante no sentido de reiterar nosso foco nessa fatia de mercado”, disse o executivo. 
Recentemente, a GreenYellow anunciou um mega contrato junto ao Grupo Carrefour, na França, para instalar, até 2027, 350 usinas fotovoltaicas na modalidade de carport solar.

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/greenyellow-construira-usina-solar-de-telhado-396-mw/

bottom of page