15/06/2020

New alliance targets startups for global decarbonisation and energy reform

Rocky Mountain Institute has formed a new alliance with investment firm Emerald Technology Ventures to accelerate decarbonisation and the global energy transformation.

Rocky Mountain Institute’s Third Derivative initiative will be combined with Emerald’s Global Energy Transformation Alliance to identify and support the most innovative energy startups.

An open innovation community, GETalliance, will be formed to support startups through collaborations on critical innovation areas.

The aim is to ensure emerging energy technology companies multiply their individual innovation capabilities.

Rocky Mountain Institute and Emerald bring their expertise in venture capital, strategic innovation collaboration and insights, and impact community management.

The GETalliance will have its own dedicated fund and deliver against objectives through a set of specifically designed innovation acceleration activities for investing in energy companies and targeted startups...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/start-up-zone/new-alliance-targets-startups-for-global-decarbonisation-and-energy-reform/

Copel consegue autorização para negociar transporte de gás natural

Por meio de sua comercializadora, a Copel recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para oferecer o serviço de carregamento de gás natural no Brasil. Na prática, a companhia poderá negociar o transporte do gás comercializado pela empresa diretamente com os donos dos gasodutos que passam pelo país. Em 2019, a estatal paranaense já havia obtido autorização da Agência para importar e exportar o insumo e para comercializá-lo em todo o território nacional.

“Com esta nova autorização estamos aptos para ser agente ativo em todos os segmentos do mercado de gás natural, assim que o governo federal implementar as medidas previstas para a abertura deste segmento”, explicou o diretor-geral da subsidiária, Franklin Miguel. Como o principal gasoduto por onde circula o gás no Brasil pertence ao governo Boliviano e à Petrobras, o mercado exige a figura do agente que negociará com o uso do gasoduto para a logística e transporte...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53137412/copel-consegue-autorizacao-para-negociar-transporte-de-gas-natural

A nova era dos religadores automáticos monofásicos

A maior sequência de incêndios florestais de todos os tempos, na Austrália, aconteceu no início de 2009, no evento que ficou conhecido como Sábado Negro, deixando um número superior a 200 mortos no país. No estado mais atingido, Victoria, mais de 700 casas foram destruídas. Parte do grande número de focos de incêndio foi associado à queima de fusíveis da rede elétrica. Para mitigar os riscos de novos eventos desse tipo, as concessionárias de energia do país investiram fortemente na instalação de religadores modulares em linhas elétricas de média tensão.

O uso de religadores modulares monofásicos já é uma realidade em diversas regiões do mundo. A estratégia implementada implica no fechamento completo do sistema de isolamento, na comunicação segura, no controle da sequência de religamento automático e na presença de sensores avançados e funcionalidades de proteção, que monitoram e atuam nos casos de interrupções...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53137393/a-nova-era-dos-religadores-automaticos-monofasicos

Energia solar pode ajudar na recuperação econômica brasileira

A pandemia da covid -19 tem levado a uma revisão dos modos de produção, partindo para uma pegada mais sustentável. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a aposta no setor de energia é nas fontes renováveis, sobretudo na energia solar, que representa 95% de todo o recurso renovável do planeta.

A energia solar é uma forma de produção de energia mais barata, portanto mais competitiva, e vai ao encontro de um consumo mais consciente alinhado à sustentabilidade tão necessária para o mundo. Por esses fatores, ela pode ajudar na recuperação da economia brasileira, a exemplo do que aconteceu nas crises de 2015 e 2016, conforme aponta dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), quando a fonte cresceu 104% e 125%, respectivamente, ajudando no reaquecimento econômico... 

Fonte: Portal Solar

Leia mais em:

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/energia-solar-pode-ajudar-na-recuperacao-economica-brasileira.html

Já conhece a maior e mais potente turbina eólica do mundo?

Nova turbina eólica apresentada pela Siemens Gamesa vai revolucionar as energias renováveis, esta irá ser capaz de produzir energia para 18 mil casas!

Esta nova tecnologia surge nua altura em que as empresas começam a apostar ainda mais nas energias renováveis, depois de em 2019 termos assistido a um crescimento na luta contra as alterações climáticas.

A maior e mais potente eólica do mundo

A Siemens Gamesa deu a conhecer o modelo SG 14-222 DD, que é uma torre eólica que se vai notabilizar pelo seu tamanho, mas também pela capacidade de produção.

Apenas em 2021 haverá um protótipo, com 222 metros de diâmetro, cada pá com 108 metros de comprimento, com uma cobertura de área de cerca de 39 mil metros quadrados…

Fonte: Portal Energia

Leia mais em:

https://www.portal-energia.com/maior-mais-potente-turbina-eolica-do-mundo/

Em teletrabalho, ANEEL economiza R$ 15 milhões dos cofres públicos e aumenta produtividade

Vanguardista por vocação, a ANEEL está mostrando que cuidar da saúde de suas equipes faz aumentar a produtividade e ainda reduz as despesas, ajudando o governo em momento de queda da arrecadação e necessidade de aumento dos investimentos públicos na área de saúde.

Levantamento interno realizado pela agência reguladora mostra que a adoção do teletrabalho pela maior parte de suas equipes, em meio à pandemia de Covid-19, fez com que a ANEEL economizasse cerca de R$ 15,1 milhões desde o início do ano. Os resultados detalhados da iniciativa foram publicados em Relatório Técnico da ANEEL. Acesse aqui...

Fonte: Aneel

Leia mais em:

https://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao/-/asset_publisher/XGPXSqdMFHrE/content/em-teletrabalho-aneel-economiza-r-15-milhoes-dos-cofres-publicos-e-aumenta-produtividade/656877?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.aneel.gov.br%2Fsala-de-imprensa-exibicao%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_XGPXSqdMFHrE%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D3