15/01/2020

Industry giants join forces in ocean-based renewable energy coalition

An international Ocean Renewable Energy Action Coalition has been formed to advance sustainable deployment of ocean-based renewable energy and mitigate the harmful impacts of climate change.

The aim is to bring together civil society, intergovernmental institutions and industry, to represent the offshore wind sector in the global dialogue on climate action.

The group will prepare a vision for 2050, highlighting the actions that industry, financiers and governments can take to sustainably scale-up offshore wind, and thereby contribute to the UN Sustainable Development Goals and global decarbonization goals. Initial outputs will be announced at the UN Ocean Conference in Lisbon in June 2020....

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/renewable-energy/industry-giants-join-forces-in-ocean-based-renewable-energy-coalition/

Governador propõe substituição da Enel por outra empresa interessada em assumir a distribuição de energia em Goiás

Uma reunião entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), representantes da Enel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Palácio das Esmeraldas durou mais de duas horas nesta terça-feira (14) e terminou sem acordo sobre as contantes quedas de energia registradas por usuários. O governador, inclusive, propôs no encontro a transição das operações entre a Enel e a EDP, empresa interessada em assumir o serviço no estado.

Na saída da reunião, o governador disse desacreditar nos investimentos propostos pela Enel para este ano. “Só neste último ano já fizeram dois termos de compromisso com o governo. As pessoas não confiam mais naquilo que eles assinam e dizem", ressaltou o governador...

Fonte: G1

Leia mais em:

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/01/14/governador-afirma-que-outra-empresa-esta-interessada-em-assumir-o-servico-de-distribuicao-de-energia-em-goias.ghtml

WEG fornecerá aerogeradores para Aliança Energia

A fabricante nacional de equipamentos WEG anunciou nesta terça-feira, 14 de janeiro, que assinou contrato com a Aliança Energia para o fornecimento de 43 aerogeradores de 4,2 MW, incluindo os serviços de logística, montagem e comissionamento, além de operação e manutenção. A Aliança Energia é uma joint venture entre a Cemig e a Vale.

De acordo com a WEG, os contratos preveem a construção de quatro parques eólicos que somam 180,6 MW de capacidade e faturamento de cerca de R$ 590 milhões. O cronograma oficial para o início da entrega dos equipamentos deve começar em 2021 e prosseguir até 2022. Em 2015 a companhia já havia fornecido os aerogeradores do complexo Santo Inácio, que também é de propriedade da Aliança.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53123558/weg-fornecera-aerogeradores-para-alianca-energia

EDP Brasil firma contrato de 19 anos no mercado livre

A EDP Renováveis Brasil firmou um acordo de 19 anos no no mercado livre para a venda de energia gerada pelo parque solar de Lagoa. O projeto, localizado no estado brasileiro de Paraíba, têm uma capacidade total de 66 MW e o início de operações esperado para 2022.

De acordo com o comunicado da empresa, com este novo contrato a EDPR reforça a sua presença num mercado com baixo perfil de risco, por meio do estabelecimento de contratos de longo prazo, recursos renováveis atraentes e perspetivas sólidas a médio e longo prazo.

O novo projeto solar aumenta a diversificação tecnológica do portfólio da EDPR. Assim, sua capacidade solar total deverá atingir 1,3 GW em 2022. Após o novo acordo, a EDPR assegura 5,3 GW dos  cerca de 7 GW de capacidade global prevista contratada para o período de 2019-2022, conforme anunciado ainda em março de 2019.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53123398/edp-brasil-firma-contrato-de-19-anos-no-mercado-livre