14/04/2021

Comerc ganha fôlego para estrear em geração

Capitalizada e com força redobrada após mudanças na estrutura de comando, a Comerc Energia se prepara para ampliar sua atuação para novos mercados. A companhia, que já tem a maior plataforma de serviços relacionados a energia do país, quer dar os primeiros passos no segmento de geração renovável centralizada, com projetos voltados ao mercado livre, e está estudando oportunidades no setor de gás.

As novas apostas vêm na esteira de um processo de transformação da Comerc, que está completando 20 anos, e do próprio setor de energia, disseram ao Valor os principais executivos da companhia: Cristopher Vlavianos, fundador e presidente, e André Dorf, que assumiu ontem a cadeira de co-CEO.

No mês passado, a Comerc recebeu aporte de R$ 200 milhões da gestora Perfin, que comprou participação de 20% no grupo...

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=337736&sid=105

Eletrobras comunica renúncia de Lucia Maria Martins Casasanta

A Eletrobras informou ao mercado que a conselheira de administração, Lucia Maria Martins Casasanta, indicada pelo acionista controlador, renunciou, a partir desta quarta-feira, 14 de abril, ao seu cargo no Conselho de Administração da Eletrobras, cujo mandato se encerra no final do mês de abril de 2021, devido aos novos desafios profissionais e pessoais que pretende assumir.

A companhia informou que Lucia foi a primeira Diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobras, selecionada por processo independente de Head Hunter. Em julho de 2020, Lucia renunciou ao cargo de Diretora e foi indicada pelo controlador para uma de suas vagas no Conselho de Administração, sendo também, até esta data, a coordenadora do Comitê de Estratégia, Governança e Sustentabilidade, além de membro do Comitê de Elegibilidade das Empresas Eletrobras.

A Companhia divulgará, em até 7 dias úteis, a íntegra da carta de renúncia, como anexo, da ata de reunião do Conselho de Administração, bem como, oportunamente, a nova composição dos Comitês de Estratégia, Governança e Sustentabilidade e o de Elegibilidade.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53169547/eletrobras-comunica-renuncia-de-lucia-maria-martins-casasanta

Por que a Alemanha tem interesse no hidrogênio verde brasileiro

No esforço de países e empresas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a busca por fontes energéticas menos poluentes tem sido uma das  principais estratégias. O objetivo é levar o mundo à descarbonização até 2050, conforme o estipulado na Conferência do Clima, em 2015, em Paris.

E um dos elementos mais poderosos na produção de energia é o hidrogênio verde (ou azul). A substância é obtida a partir da eletrólise --aplicação de corrente elétrica na molécula de água (H2O), de modo a separar o hidrogênio do oxigênio. Ou seja, trata-se de um processo sem a intermediação de carbono. Limpo, portanto.

E o Brasil tem grande potencial de estar entre os principais (quiçá o principal) produtores de hidrogênio verde do planeta. De olho nesse mercado, as Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro (AHK) lançaram a Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, em busca de empresas interessadas em fornecer esse tipo de energia para o país europeu, em contratos que preveem pelo menos 10 anos de parceria. Os negócios serão intermediados pela recém-criada Hydrogen Intermediary Company (HIC)...

Fonte: Época Negócios

Leia mais em:

https://epocanegocios.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/04/por-que-alemanha-tem-interesse-no-hidrogenio-verde-brasileiro.html

Tata Power deploys first NB-IoT smart meters in Delhi

With the initiative, Tata Power Delhi Distribution is at the forefront of technology, with NB-IoT set to future-proof smart metering as data volumes grow.

So far Tata Power-DDL has deployed 230,000 smart meters with RF technology.

NB-IoT is a new technology that is both 4G and 5G compatible offering a dedicated channel for the smart metering and avoiding any reduction in performance from interference or obstruction due to congestion on the public network.

It also will enable an increased number of remote meter readings.

“The introduction of new NB-IoT in smart meters is a revolutionising technology,” comments Ganesh Srinivasan, CEO of Tata Power-DDL.

“I believe, this unique technology integration will not only strengthen our credentials as a Utility of the Future but also take the Indian smart metering programme to the next level.”…

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/industry-sectors/smart-meters/tata-power-deploys-first-nb-iot-smart-meters-in-delhi/

Neoenergia vai monitorar consumo de energia em tempo real nas residências

A possibilidade de monitorar o consumo de energia em cada cômodo da casa ou por tipo de equipamento, em tempo real, é um caminho para criar uma maior consciência sobre os gastos e levar à economia. Essa solução já é adotada principalmente entre grandes empresas e, para ampliar o seu uso, as distribuidoras da Neoenergia apoiaram o desenvolvimento de uma ferramenta que pode chegar também aos clientes residenciais ou empresariais de pequeno e médio porte. Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quatro concessionárias do grupo – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS) – firmaram parceria com a startup Smartiks, de Campina Grande (PB), para pesquisar a tecnologia.

"Buscamos com o projeto criar uma plataforma, de baixo custo, para monitorar o consumo e a geração em tempo real, e que possa ser usada em residências no futuro, aliada a outras tecnologias. É possível, com esse acompanhamento instantâneo dos equipamentos, entender como, quando e onde a energia está sendo consumida e, a partir dessas informações, criar consciência para mudar hábitos e economizar…

Fonte: TI Inside

Leia mais em:

https://tiinside.com.br/13/04/2021/neoenergia-vai-monitorar-consumo-de-energia-em-tempo-real-nas-residencias/

SAJ expande atuação no mercado fotovoltaico brasileiro

Com foco nos setores fotovoltaicos residenciais e comerciais, e considerando o potencial do mercado brasileiro, a fabricante de inversores fotovoltaicos SAJ lançou seu inversor R5 de forma abrangente no país.

O equipamento é projetado para aplicações em sistemas residenciais e comerciais de pequeno e médio porte. Segundo a empresa, o Brasil é um dos mercados mais importantes e com este lançamento a SAJ espera desenvolver a marca no país.

Por este motivo, a fabricante montou, recentemente, uma filial no país, estruturou uma equipe de serviço local e um centro de reparos, além de oferecer suporte de resposta rápida e serviços de pré-venda, venda e pós-venda.

Ainda de acordo com a SAJ, a meta é expandir sua participação no setor fotovoltaico brasileiro nos próximos três anos. Atualmente, a empresa atua na Europa, na Austrália e na Índia…

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/saj-expande-atuacao-no-mercado-fotovoltaico-brasileiro/

Apple firma parceria com Tesla para projeto de armazenamento com solar

A Apple anunciou que está construindo uma nova usina de armazenamento de energia de 240 MWh em sua fazenda solar no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A obra está sendo realizada em parceria com a Tesla, que vai fornecer baterias para a instalação.

“Estamos construindo um dos maiores projetos de bateria do país, o California Flats – uma planta de armazenamento em escala de rede líder da indústria”, informou a Apple, em comunicado à imprensa.

“Esta iniciativa apoia o parque fotovoltaico de 130 MW da empresa, que fornece toda a sua energia renovável na Califórnia, armazenando o excesso de eletricidade gerada durante o dia e implantando-a quando é mais necessária”, acrescentou a nota.

No total, a companhia, que tem como meta se tornar neutra em carbono para sua cadeia de suprimentos e produtos até 2030, investiu aproximadamente US$ 50 milhões para a utilização de 85 baterias Tesla Megapack, que serão introduzidas em blocos de concreto com 60 cm de espessura...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/apple-firma-parceria-com-tesla-para-projeto-de-armazenamento-com-solar/