14/03/2022

Eneva confirma incorporação da Focus Energia

A Eneva confirmou a incorporação da Focus Energia, que a partir de agora deixa de existir e os projetos passam para controle da holding.

O comunicado foi feito pela companhia (BOV:ENEV3) na sexta-feira (11).

Ao final do pregão de sexta-feira, 11, encerraram-se as negociações das ações da Focus na B3, sendo considerados acionistas da Focus que passarão a integrar a base acionária da Eneva aqueles que forem titulares de ações da Focus no encerramento do pregão dessa data.

A partir de 14 de março de 2022 as novas ações Eneva passam a ser negociadas na B3, com crédito efetivo de tais ações nas contas de custódia dos acionistas da Focus em 16 de março de 2022.

Os acionistas da Focus receberão 1 nova ação ordinária e 1 nova ação preferencial compulsoriamente resgatável de emissão da holding para cada 1 ação ordinária, nominativa e sem valor nominal da Focus de sua titularidade,

A Eneva adquiriu a Focus Energia por R$ 936 milhões em dezembro de 2021. O valor da parcela assegurada do valor de resgate é de R$ 715 milhões e o restante em ações da Eneva com proporção de troca.

Com aquisição, a Eneva quer diversificar o portfólio em energias renováveis e fortalecer a posição de comercialização de energia.

Fonte: ADV FN

Leia mais em:

https://br.advfn.com/jornal/2022/03/eneva-confirma-incorporacao-da-focus-energia

Evento discutirá tendências do setor FV e regulamentações no Brasil

A fabricante de inversores Solis anunciou que o “Solis Roadshow 2022” ocorrerá dia 22 de março na Rio Othon Place Palace Hotel, na Sala Copacabana A, localizada cidade do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá das 9h até às 16h e tem como objetivo conversar sobre as tendências do setor, regulamentações, sistemas de monitoramento e soluções de falhas comuns dos inversores, por exemplo.

O “Solis Roadshow 2022” contará com a presença do professor do Canal Solar, Mateus Vinturini, que é especialista em sistemas fotovoltaicos, Mariana Dias, engenheira de pré-vendas da Solis, e Felipe Ribeiro, engenheiro de pós-venda da Solis.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser realizada através do link. O evento será transmitido também de forma online pelos canais oficiais da Solis e pelo canal YouTube...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/evento-discutira-tendencias-do-setor-fv-e-regulamentacoes-no-brasil/

Sou Energy firma parceria com a fabricante japonesa Leapton

Sou Energy firmou parceria com a japonesa Leapton, fabricante Tier-1 de painéis solares. O contrato integra a produção de 480 MW de potência em geração distribuída para 2022.

Segundo as empresas, este é o maior contrato da Leapton com uma distribuidora da América Latina.

Kleber Pinho, CEO da Sou Energy, destaca que a parceria com a Leapton é mais uma iniciativa da Sou Energy de tornar mais fácil o acesso à energia solar aos interessados em produzir a própria energia no Brasil, reduzindo assim os custos da conta de luz com sustentabilidade.

“O mercado de energia solar no país está em plena expansão. Nossa parceria corrobora isso. O Brasil possui mais de 800 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. E esse número só tende a subir, ainda mais no que depender do nosso trabalho”, afirmou...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/sou-energy-firma-parceria-com-a-fabricante-japonesa-leapton/

Furnas e Cepel iniciam projeto para aumentar confiabilidade e reduzir custos de LTs

Furnas e Cepel assinaram contrato na última quarta-feira, 09 de março, para dar início a um projeto P&D Aneel que visa avaliar a utilização de torres metálicas de transmissão tubulares ou treliçadas com mísulas isolantes (ou isoladas) em linhas de transmissão de energia elétrica. O projeto é motivado pelo crescente uso desta tecnologia no exterior, com resultados positivos no aumento da confiabilidade da linha e na redução de custos de implantação.

A mísula, em geral, é um elemento metálico da torre, sustentando uma cadeia de isoladores. No entanto, quando a mísula é o próprio isolante, faz-se desnecessário o uso das cadeias de isoladores, possibilitando torres mais compactas, e, consequentemente, diminuindo os custos com material e amenizando o impacto visual das estruturas.

De acordo com Furnas, o projeto tem o potencial de reduzir expressivamente os custos totais de implantação de novas linhas de transmissão, o que irá aumentar a competitividade de Furnas para aquisição de novas linhas em leilões da Aneel, entre outros ganhos. Isso também se refletirá na modicidade das tarifas de energia, pois permitirá que o sistema de transmissão possua custos inferiores no futuro…

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53204923/furnas-e-cepel-iniciam-projeto-para-aumentar-confiabilidade-e-reduzir-custos-de-lts

Absolar e Invest Paraná firmam acordo de cooperação

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do estado, anunciaram um acordo de cooperação para expandir a fonte solar na região. A parceria visa a atrair novos investidores, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores.

A cerimônia entre os presidentes das duas entidades acontecerá durante o evento Absolar Meeting, na próxima terça-feira, 15 de março, na capital paranaense. O encontro irá reunir empresários, consultores, autoridades e especialistas para uma série de debates sobre os rumos da energia fotovoltaica.

Dentre as prioridades do acordo destacam-se a ampliação do acesso da energia solar a consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público do estado. Outros pontos são o compartilhamento de informações sobre o mercado fotovoltaico paranaense, avaliação das tendências de negócios, aprimoramento do ambiente regulatório e legal, reforço no relacionamento entre o estado e o setor, além da cooperação em eventos e ações conjuntas, dentro e fora do Brasil…

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53204873/absolar-e-invest-parana-firmam-acordo-de-cooperacao

Eletrobras conquista, pela segunda vez consecutiva, reputação de melhor empresa no setor elétrico

A Eletrobras informou que por mais um ano conquistou a reputação de uma das melhores empresas do setor elétrico brasileiro. A conclusão é do estudo Merco Empresas e Líderes 2021, realizado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), que concedeu à companhia a primeira posição no ranking do setor de energia elétrica. A pesquisa foi realizada no Brasil entre julho e dezembro de 2021, com um total de 3865 entrevistas, e o resultado foi divulgado na última quinta-feira, 10.

A Eletrobras também figura no ranking de 100 empresas e 100 líderes com melhor reputação no país, ocupando, respectivamente, a 84ª e a 90ª posição, representada pelo presidente da companhia, Rodrigo Limp. O perfil de reputação das empresas é traçado a partir de atributos que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53204900/eletrobras-conquista-pela-segunda-vez-consecutiva-reputacao-de-melhor-empresa-no-setor-eletrico