10/11/2021

Digitalização pavimenta o futuro do setor de energia

Há 10 ou 15 anos, se alguém falasse que dava para trocar de operadora de celular a qualquer momento, levando o próprio número e escolhendo o que consumir, soaria como algo distante ou impossível. É este o momento vivido pelo setor de energia elétrica, hoje um mercado cativo para os consumidores residenciais, mas com um horizonte de livre negociação e preços menores. O caminho está sendo pavimentado pela crescente digitalização do setor, o que dá mais eficiência a toda a cadeia.

“A digitalização é um viabilizador de abertura de mercado ao contribuir para elevar o nível de automação e dos canais de relacionamento, assegurando menos desperdício e mais produtividade”, explica Rene Abrantes, gerente-geral de Relacionamento com Cliente da Votorantim Energia, empresa que atua na comercialização e geração de energia renovável. A empresa passou a orientar sua gestão para dados visando à transformação de todo o setor elétrico. Os ganhos com a adoção de processos digitais já são uma realidade em várias partes da cadeia de energia...

Fonte: Abinee - O Estado de SP

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=343066&sid=105

Ceará abriga a primeira cidade inteligente do Brasil: Energia Limpa, conectividade, bicicletas e carros compartilhados; mantém padrão da Europa e promete inclusão e senso de comunidade

O Ceará já vem se mostrando potencial para se tornar uma das capitais tecnológicas do Brasil. Com grande destaque na energia eólica, ele agora vem se destacando ao apresentar cidades que se destacam no ranking Connected Smart Cities, divulgado pela consultoria Urban Systems, que vem ajudando o Brasil a se desenvolver em diversos aspectos.

Apenas para se ter um exemplo, a grande Fortaleza se destacou nos seguintes aspectos: governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, mobilidade e acessibilidade, urbanismo, segurança e economia.

Agora o Estado está dando mais um passo em busca do seu destaque nacional e até internacional como um estado tecnológico com a Smart City Laguna, a primeira Smart City construída do zero, a cerca de 70 Km da capital.

Vamos mostrar mais sobre esse projeto, a empresa responsável e outros detalhes relevantes, para que você possa conhecer melhor essa revolução que vem acontecendo no nordeste brasileiro...

Fonte: Click Petróleo e Gás

Leia mais em:

https://clickpetroleoegas.com.br/ceara-abriga-a-primeira-cidade-inteligente-do-brasil-energia-limpa-conectividade-bicicletas-e-carros-compartilhados-mantem-padrao-da-europa-e-promete-inclusao-e-senso-de-comunidade/

Centros históricos do Ceará terão rede de energia subterrânea visando turismo

A partir de janeiro de 2022, mais cinco municípios do Ceará passarão por obras na infraestrutura de seus centros históricos com foco em impulsionar o turismo regional. As cidades que receberão a primeira etapa do projeto são Icó, Aracati, Barbalha, Crato e Viçosa. Além de subterrânea, a rede de energia elétrica dos locais contará com central inteligência de regulação.

As informações foram reveladas pelo secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, em participação na transmissão ao vivo do governador do Estado, Camilo Santana (PT). "Sobral já está finalizando a primeira etapa desse processo e deverá iniciar a segunda fase junto com essas novas cidades, no mesmo ritmo", detalha Lúcio.

Projeto busca melhorar urbanização dos centros históricos de municípios cearenses com foco em aumentar a atratividade destes locais para rotas turísticas e aumentar o interesse de empreendimentos se instalarem nas proximidades para aproveitar a circulação de pessoas...

Fonte: O Povo

Leia mais em:

https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2021/11/09/centros-historicos-ceara-rede-energia-subterranea-turismo.html

General Electric (GE) anuncia divisão em três empresas

O conglomerado americano General Electric (GE) anunciou nesta terça-feira (9) que vai separar suas atividades em três empresas diferentes, todas presentes na Bolsa e especializadas em aviação, atendimento de saúde e energia.

Em Wall Street, a ação da GE operava em alta de quase 11% nas negociações eletrônicas antes da abertura.

"Com a criação de três empresas internacionais, líderes, cada uma pode se beneficiar de uma especialização maior, de um redirecionamento de recursos bem adaptado e de uma flexibilidade estratégica que permita obter um crescimento a longo prazo e valor para os consumidores, os investidores e os funcionários", declarou Lawrence Culp, CEO da GE, citado em um comunicado.

A GE anunciou que pretende separar as atividades do conglomerado da seguinte forma:

  • criar no início de 2023 uma nova unidade a partir de sua divisão de saúde, na qual deve manter uma participação de 19,9%

  • Reagrupar as atividades vinculadas às energias renováveis e turbinas eólicas e gás em uma empresa única a partir do início de 2024

  • Após as mudanças, o nome "General Electric" será conservado para uma terceira empresa, especializada no setor aeronáutico…

Fonte: G1

Leia mais em:

https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2021/11/09/general-electric-ge-anuncia-divisao-em-tres-empresas.ghtml

Jinko Solar fecha contrato histórico para 2 GW no Brasil

A chinesa Jinko Solar e a Aldo Solar anunciaram a manutenção da parceria para 2022 com a assinatura do maior acordo de distribuição para Geração Distribuída já assinado pela fabricante fora da China. O contrato prevê cerca de quatro milhões de placas fotovoltaicas, equivalentes a 2 GW de potência.

O acordo assegura às revendas e instaladores de energia solar no Brasil a continuidade da comercialização da família de painéis Tiger Pro. O diretor da Jinko Solar para Itália e América Latina, Alberto Cuter, disse que o mercado de GD está crescendo de forma impressionante no Brasil, afirmando que a fabricante pretende dobrar o volume de negócios em 2022 na modalidade.

“Vamos aprimorar a equipe local com a contratação de novos funcionários para oferecer os melhores serviços ao nosso parceiro”, pontuou.

De acordo com Aldo Teixeira, fundador e CEO da Aldo Solar, o plano da empresa é crescer três dígitos e chegar a um faturamento de R$ 6 bilhões em 2022, com a renovação da parceria iniciada em 2019 sendo um passo fundamental no processo.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53192933/jinko-solar-fecha-contrato-historico-para-2-gw-no-brasil

Votorantim Energia acerta aquisição de 50% da Way 2

A Votorantim Energia assinou acordo de investimento na Way2, empresa de tecnologia especializada em telemedição e gerenciamento de energia. Com o acordo, os sócios fundadores da Way2 e a Votorantim terão respectivamente 50% de participação na companhia. O investimento tem por objetivo acelerar o plano de expansão da Way2 no mercado de energia.

Em março, a Way 2 e a comercializadora 2W Energia chegaram a anunciar um acordo para aquisição total da empresa de tecnologia, mas as negociações não foram à frente. As partes decidiram em comum acordo não avançar na operação. As empresas entenderam que a melhor relação entre elas seria de fornecimento e parceria, com a 2W passando a ser cliente da Way2.

Mesmo após o investimento realizado pela Votorantim Energia, os fundadores da Way2 continuarão à frente da gestão da companhia. A Votorantim Energia, por meio da sua participação no conselho de administração da Way2, contribuirá para a estratégia da empresa, direcionando novos negócios e oportunidades no mercado de telemedição de energia. Segundo Ricardo Grassmann, CEO e fundador da Way2, o investimento é um reconhecimento do mercado sobre a capacidade técnica e de inovação que a Way2 vem trazendo ao setor elétrico e que continua em franco crescimento...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53192968/votorantim-energia-acerta-aquisicao-de-50-da-way-2