10/02/2020

DoE announces $125.5 million in solar research funding

The US Department of Energy (DOE) has announced up to $125.5 million in new funding to advance solar technology research.

DOE’s Solar Energy Technologies Office Fiscal Year 2020 Funding Programme (SETO 2020) will help to continue the steady decline in solar costs.

In addition, projects will tackle key emerging challenges facing the solar industry, including integrating solar and storage, enhancing cybersecurity protections, manufacturing, developing solar-powered microgrids and siting solar with agriculture.

 “Solar energy has grown tremendously in the last decade,” said US Secretary of Energy Dan Brouillette. “The research and development supported by this investment will build on the technological foundations necessary to continue the solar industry’s growth and preserve American energy choice, independence, and security...

Fonte: Smart Energy

Leia mais em:

https://www.smart-energy.com/renewable-energy/doe-announces-125-5-million-in-solar-research-funding/

Bahia lidera produção de energia limpa no País

No ano passado, a Bahia liderou a produção de energia limpa no Brasil, respondendo por mais de 30% do total da produção por fonte eólica(ventos) e solar. Na verdade, a geração de energia por meio dos ventos alcançou 31,8% e a fotovoltaica (solar) respondeu por 33,7% dessa produção. A geração dessa energia renovável reduziu o risco de crise no setor energético no País, afastando para bem longe o risco de apagões como os que ocorreram em 2011 e 2018. A longo e médio prazo, as fontes renováveis de energia podem impactar numa redução significativa nos valores da conta de luz da população em geral. 
De acordo com a diretora de interiorização de desenvolvimento e fomento de energias renováveis, da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Laís Maciel, a fonte eólica no Estado cresceu mais de 50% e a fotovoltaica mais de 70% em relação a 2018. “Os parques que estão em operação já investiram mais de R$ 20 bilhões e criaram mais de 32,2 mil empregos”, explica... 

Fonte: Correio 24 horas

Leia mais em:

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bahia-lidera-producao-de-energia-limpa-no-pais/

Chuva pode se tornar fonte eficaz de energia renovável em breve

Já vimos inúmeras tentativas de gerar eletricidade usando a chuva, mas uma nova ideia pode trazer uma solução bem eficaz.

Pesquisadores desenvolveram um gerador que usa uma estrutura no estilo "transitor de efeito de campo" para produzir instantaneamente uma voltagem supreendentemente alta a partir de gotas de água - uma única gota pode reunir 140 V ou energia suficiente para acender brevemente 100 pequenas lâmpadas LED. Os geradores anteriores, sem a estrutura, produziam "milhares" de vezes menos densidade de potência instantânea, segundo os cientistas.

O novo design combina um eletrodo de alumínio com um eletrodo de óxido de índio (elemento químico), em camadas com PTFE, um material com uma carga elétrica "quase permanente". Quando uma gota atinge a superfície de PTFE, ela liga os dois eletrodos e cria um circuito em circuito fechado. Isso ajuda a liberar totalmente as cargas armazenadas.

A tecnologia também poderia lidar com chuvas sustentadas. Se houver quedas contínuas, a carga se acumula e, eventualmente, atinge um ponto de saturação...

Fonte: Olhar Digital

Leia mais em:

https://olhardigital.com.br/noticia/chuva-pode-se-tornar-fonte-eficaz-de-energia-renovavel-em-breve/96532

Dispositivo solar híbrido permite converter e armazenar energia solar

Um grupo de investigadores da Universidade de Houston apresentou um dispositivo que armazena energia do sol para uso durante a noite.

A energia solar é uma alternativa para o futuro, mas os investigadores enfrentam o desafio de superar as suas limitações. Nesse sentido, foram desenvolvidos vários projetos para armazenar energia solar para uso quando o sol não está a brilhar.

O segredo para uma captação 24 horas por dia estará no combinar de várias tecnologias já conhecidas no mercado.

Usar Energia Solar sem que o sol esteja no céu

Esta não é a primeira vez que se fala num dispositivo que armazena energia solar para uso quando o sol não está a brilhar.

Superar as limitações da energia fotovoltaica como a energia limpa do futuro é um dos maiores desafios. Contudo, os investigadores não mostram estar dispostos a poupar tempo nem dinheiro para o fazer…

Fonte: Portal Energia

Leia mais em:

https://www.portal-energia.com/dispositivo-solar-hibrido-permite-converter-armazenar-energia-solar/