top of page

09/08/2024

Justiça suspende novamente instalação dos 'medidores aéreos' de energia elétrica em Manaus

A Justiça Federal suspendeu novamente a instalação dos "medidores aéreos" de energia elétrica em Manaus. A medida tinha sido determinada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em março do ano passado, após uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública contra a concessionária Amazonas Energia.
O juiz federal Ricardo Sales, da 3ª Vara Federal Cível do Amazonas, reverteu parcialmente uma decisão anterior que havia suspendido a proibição. A decisão original tinha sido concedida pelo desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, que acatou o pedido da DPE-AM e da Defensoria Pública da União (DPU), proibindo a instalação dos medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC).
Com a nova decisão, a proibição de instalar os medidores permanece. O Ministério Público Federal (MPF) apoiou a suspensão.
Segundo o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e responsável pela Ação Civil Pública, o defensor Christiano Pinheiro, a concessionária continua proibida de instalar os medidores até que todos os processos judiciais sejam concluídos…

Fonte: G1

Leia mais em:

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/08/09/justica-suspende-novamente-instalacao-dos-medidores-aereos-de-energia-eletrica-em-manaus.ghtml

Copel já tem mais de 820 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

Um dos maiores programas de digitalização e melhoria da rede de distribuição de energia em andamento no Brasil, de responsabilidade da Copel, já instalou mais de 820 mil medidores inteligentes em residências, comércios, empresas e propriedades rurais de 94 municípios do Paraná.
A troca de medidores de energia tradicionais por medidores inteligentes não tem custo para o cliente e permite uma leitura mais precisa e em tempo real do consumo de energia. O avanço tecnológico representa uma revolução na forma como os consumidores da Copel gerenciam o consumo de energia, trazendo uma série de benefícios diretamente ao alcance de seus smartphones e dispositivos móveis.
Com uma interface intuitiva e fácil de usar, o aplicativo da Copel fornece ao cliente do Programa Rede Elétrica Inteligente informações detalhadas sobre o consumo diário, possibilitando aos usuários identificar padrões e fazer ajustes para otimizar o uso de energia e reduzir custos.
Em Pato Branco, o programador Augusto Ross conta que, depois da instalação do medidor inteligente em sua casa, passou a consultar o aplicativo da Copel para acompanhar as funcionalidades. “Hoje acabo resolvendo tudo que preciso pelo aplicativo, antes do medidor inteligente eu nem utilizava tanto, mas depois que houve a troca eu acabei usando mais e até vendo outras funcionalidades, o app é sinônimo de praticidade na palma da sua mão”, comenta...

Fonte: Aen.pr

Leia mais em:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Copel-ja-tem-mais-de-820-mil-medidores-inteligentes-instalados-no-Parana

Novidade: Energia por assinatura é opção de economia na conta de luz

Desde 2021, a Lavita Energia Sustentável vem se destacando no mercado de energia com uma proposta inovadora: o sistema de energia elétrica por assinatura. Com sede em Uberlândia, a empresa não só trouxe soluções revolucionárias para a geração de energia solar, mas também contribuiu significativamente para a mobilidade urbana sustentável. A energia por assinatura da Lavita é um exemplo claro de como a inovação pode transformar o setor energético, oferecendo uma alternativa eficiente e econômica para os consumidores.
Como funciona:
O conceito de energia elétrica por assinatura é relativamente novo e está ganhando popularidade devido às suas vantagens significativas. Em vez de investir na instalação de painéis solares ou em outros sistemas de geração, os clientes podem assinar um contrato com a Lavita para receber energia gerada através de fontes renováveis como a solar, diretamente em suas residências, comércios ou empresas. Esse modelo funciona de forma semelhante ao serviço de streaming de mídia: os clientes pagam uma taxa mensal fixa e têm acesso à energia sem a necessidade de investir em equipamentos caros ou se preocupar com a manutenção dos mesmos...

Fonte: Regionalzao

Leia mais em:

https://regionalzao.com.br/2024/08/09/novidade-energia-por-assinatura-e-opcao-de-economia-na-conta-de-luz/

Setor de energia elétrica vive incertezas

Em evento realizado no mês de julho, no hotel Unique, em São Paulo, o Ministério de Minas e Energia (MME) em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), reuniu membros dos poderes executivo e legislativo, especialistas do setor elétrico e membros da sociedade com o objetivo de elaborar um projeto de lei, a ser encaminhado até mês de agosto deste ano, que englobe solução para pontos identificados como gargalos do setor elétrico.
O evento foi organizado em três painéis, com os seguintes temas “O peso dos encargos na conta de luz e caminhos para sua redução”, “Os subsídios na conta de luz e caminhos para sua redução” e “Liberdade do consumidor e a portabilidade da conta de luz”.
Isso, menos de um mês após a publicação do decreto que fixa os novos critérios a serem seguidos pelas distribuidoras de energia para renovar seus contratos de concessões, estabelece os procedimentos de prorrogação das concessões junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e recomendação ao MME, prevê as regras de licitação para as concessões não prorrogadas, determina a possibilidade de prorrogação contratual antecipada e disciplina a cessão de faixas de ocupação e pontos de fixação nos postes de energia para compartilhamento com o setor de telecomunicação…
​​

Fonte: Abinee – O Globo

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=363107&sid=105

SENDI 2025 abre inscrições gratuitas para os trabalhos técnicos

Começam, nesta segunda-feira (5/8), as inscrições para os trabalhos técnicos que serão apresentados no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), entre 26 e 30 de maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte. Até o dia 9/12, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da indústria, inclusive estrangeiros, podem cadastrar suas propostas pelo site http://sendi.org.br
Os trabalhos técnicos serão submetidos em quatro áreas principais: Comercial, Inovação, Institucional e Técnica. As categorias contemplam mais de vinte temas relacionados à infraestrutura de fornecimento de energia, novas tecnologias, operação e gestão de sistemas, qualidade e eficiência energética, sustentabilidade, entre outros.
“Os trabalhos técnicos trazem novos desafios e soluções que proporcionam ganhos de eficiência e melhorias para empresas do segmento, além de abrirem possibilidades para retornos em eficiência operacional, inovação e resultados positivos para o setor e a sociedade. Em 2023, recebemos quase 800 propostas, das quais 211 foram selecionadas para serem apresentadas presencialmente. Essa disseminação do conhecimento e troca de experiências são fundamentais para fomentar o desenvolvimento contínuo da distribuição de energia elétrica”, pontua Marcos Madureira, presidente da Abradee...

Fonte: O Setor Elétrico

Leia mais em:

https://www.osetoreletrico.com.br/sendi-2025-abre-inscricoes-gratuitas-para-os-trabalhos-tecnicos/

1ª subestação móvel digital é inaugurada no Brasil

A primeira subestação móvel digital do país foi inaugurada pela Energisa Rondônia em parceria com a WEG na cidade de Cacoal (RO). Com um investimento de R$ 13,5 milhões, tem a capacidade de 25MVA e atender 40 mil residências.
Com 66,5 toneladas, 15 metros de comprimento e cerca de 3 metros de largura, o equipamento entrará em operação durante a troca de um transformador que aumentará a capacidade de fornecimento de energia no município.
“O maquinário desempenha funções em diversas configurações, atendendo várias subestações da rede de energia elétrica do estado de Rondônia. Isso assegura um atendimento seguro e rápido de acordo com as necessidades particulares do Estado”, explica Welton Sirqueira Rodrigues, coordenador de Manutenção da Energisa.
Segundo a Energisa, com a instalação, será possível restabelecer a energia de forma rápida e segura em casos emergenciais, aumentar a disponibilidade de energia no sistema e ajudar nas manutenções programadas em transformadores de força e subestações...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/primeira-subestacao-movel-digital-brasil/

bottom of page