07/08/2024
Light anuncia assembleia com credores
Deliberação sobre os termos e condições do "scheme of arrangement" - termo em inglês que se refere ao procedimento que viabilize um acordo com investidores, em meio ao processo de recuperação judicial - é o principal objetivo da convocação da assembleia de credores internacionais (pelo modo virtual, via plataforma Zoom) marcada, para às 14 horas do dia 4 de setembro próximo, em Londres (capital britânica) pela companhia Light, em fato relevante publicado, nessa segunda-feira (5). Segundo a distribuidora de energia elétrica fluminense, a assembleia - convocada pela Justiça do Reino Unido - fornecerá aos credores, instruções específicas para participação e votação.
Juntamente com suas subsidiárias Light Sesa e Light Energia, a Light firmou, no final de junho último, contrato com credores internacionais, visando a reestruturação de sua dívida lastreada em títulos emitidos no exterior, mediante a norma RSA (Restructuring Support and Lock-up Agreement, na sigla em inglês), que dá base aos termos aprovados, em maio deste ano, pela Assembleia Geral de Credores. Desta forma, a reunião londrina deverá contemplar detentores de dívida associados ao processo em curso na Alta Corte de Justiça da Inglaterra e País de Gales…
Fonte: Correio da Manhã
Leia mais em:
https://www.correiodamanha.com.br/economia/2024/08/148785-light-anuncia-assembleia-com-credores.html
Alupar entra na comercialização de energia com foco em clientes de média tensão
O grupo Alupar vai estrear na comercialização de energia elétrica no mercado livre brasileiro com o lançamento da Alup. A companhia terá foco em clientes de média tensão, na esteira da abertura do mercado livre de energia a todos os consumidores com demanda acima de 500 quilowatts-hora (kW) a partir de janeiro de 2024.
“Acreditamos que a comercialização nos permitirá explorar novos nichos, aumentar nossa presença no mercado e desenvolver expertise para oferecer soluções mais completas e integradas aos clientes”, diz o diretor de Negócios em Energia da Alupar, Eduardo Pires
No mercado livre, o cliente pode negociar a compra da energia elétrica que consome diretamente com a geradora ou com uma comercializadora, deixando, portanto, de contratar a energia fornecida pela concessionária de distribuição local.
A holding brasileira atua na geração e transmissão de energia em quatro países na América do Sul...
Fonte: Infomoney
Leia mais em:
Número de ‘gatos de energia’ flagrados em Campinas tem queda de 47%
O número de fraudes na rede de energia elétrica, conhecidas popularmente como ‘gatos’, teve queda de 47,42% em Campinas de janeiro a junho deste ano em relação ao ano passado. Os dados da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) apontam que a metrópole passou de 3.148 ligações irregulares em 2023 para 1.655 nos seis primeiros meses de 2024.
Contudo, o levantamento mostra que a cidade concentra o maior número de casos desse tipo de crime na região. Em Sumaré, segundo município da região com mais registros, a redução foi de 48,34%, com 424 regularizações no primeiro semestre de 2023 e 219 no período homólogo em 2024. Em cidades como Paulínia e Monte Mor, a diminuição foi de 82,19% e 75,46%, respectivamente.
O que levou a redução no número de gatos de energia?
Segundo a companhia, a queda no número de furtos se deu graças às tecnologias e recursos utilizados para combater os gatos de energia elétrica no período. Em nota, a concessionária diz recorrer a:
• acompanhamento do consumo de clientes usando inteligência artificial, facilitando a detecção remota das fraudes;
• blindagem das medições, especialmente indústrias, comércios e locais com casos recorrentes de fraude, tornando os medidores acessíveis somente aos técnicos da empresa;
• e operações em parceria com a polícia para combater fraudes e furtos de energia...
Fonte: A Cidade On
Leia mais em:
Aneel prorroga prazo para subsídios a 601 usinas renováveis
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou despacho nesta 3ª feira (6.ago.2024) autorizando a prorrogação do prazo para 601 usinas de energia renovável obterem subsídios. O órgão regulador recebeu 2.035 pedidos para acessar o desconto, mas 1.429 foram reprovados e 5 aprovados sub judice. Eis a íntegra do despacho (PDF – 971 kB). Os empreendimentos contemplados somam 25.521 GW de potência. São, na maioria, usinas eólicas e solares na região Nordeste. Projetos em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também receberão o desconto nas tarifas de fio.
A prorrogação do prazo foi autorizada pela MP (medida provisória) 1.212, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada em 10 de abril. O texto ampliou o acesso aos descontos nas tarifas por uso da rede para novos geradores, aumentando o prazo de conclusão das usinas, que era de 48 meses, por mais 36 meses. A MP garantiu que os empreendimentos poderiam pleitear prorrogação por mais 36 meses no prazo para o início da operação, mantendo o direito aos percentuais de redução das tarifas TUST (uso do sistema de transmissão) e TUSD (uso do sistema de distribuição)…
Fonte: Poder 360
Leia mais em:
Copel lança novo portal para empresas no mercado livre de energia
A Copel (Companhia Paranaense de Energia) lançou uma nova versão de sua página na internet voltada para empresas interessadas em economizar na conta de luz por meio do mercado livre de energia. O portal, acessível no mesmo endereço (www.copelmercadolivre.com), foi completamente reformulado para facilitar a relação dos consumidores com a empresa e oferecer orientações práticas sobre como migrar para o mercado livre de energia, onde é possível economizar até 35% na conta de luz.
Novidades do Portal
Uma das principais novidades do portal é o simulador de economia, que permite às empresas inserir informações sobre o consumo de energia atual e verificar quanto poderiam poupar ao migrar para o mercado livre de energia. O site também apresenta uma interface simplificada, com informações claras e acessíveis sobre os serviços oferecidos pela Copel...
Fonte: Diário do Sudeste
Leia mais em:
Confira cinco direitos e cinco deveres dos clientes de energia elétrica no Brasil
O relacionamento entre a distribuidora e os seus clientes é fundamental para o fornecimento de energia. No Brasil, a Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) consolida as principais regras de prestação do serviço, regulamentando os direitos e os deveres dos consumidores e das concessionárias.
Por isso, a Cemig destaca dez pontos importantes da resolução 1.000/2021 para que seus mais de 9 milhões de clientes saibam mais sobre os direitos e deveres no relacionamento com a distribuidora.
Veja alguns dos principais direitos do cliente:
1 – Instalação dos medidores sem custo para o cliente
A distribuidora é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora e em distribuidora a ela conectada. Dessa forma, a troca ou substituição do equipamento não traz nenhum custo adicional ao cliente...
Fonte: Cemig
Leia mais em: