top of page

05/07/2024

Grande ABC tem 2.309 casos de furto de energia elétrica

A Enel Distribuição São Paulo registrou 22.144 casos de furto de energia, conhecidos como “gato”, em todo Estado. As cidades com mais ocorrências no primeiro trimestre deste ano são a Capital (16.190), Santo André (918) e Mauá (591). Ao todo, a concessionária encontrou 2.309 ligações irregulares no Grande ABC (veja na arte ao lado). 
De acordo com a Enel, a maioria das fraudes ocorre em residências (88%). Outras estão em comércios e indústrias (12% das ocorrências). Em toda São Paulo, foram realizadas 118 operações com apoio da Polícia Civil em casos de furtos, que resultaram em 107 prisões entre janeiro e março. 
As consequências penais para delitos relacionados à ligação clandestina de energia ou alteração de medidores variam conforme a conduta do autor e podem ser de furto qualificado ou estelionato…

Fonte: Dgabc

Leia mais em:

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4148641/grande-abc-tem-2-309-casos-de-furto-de-energia-eletrica

Light inicia ‘scheme of arrangement' com bondholders na Justiça do Reino Unido

A Light, em recuperação judicial, informou que deu início a um procedimento chamado de “scheme of arrangement” no Reino Unido, com o objetivo implementar a reestruturação de títulos emitidos no exterior.
O fato relevante foi feito pela companhia (BOV:LIGT3) nesta quarta-feira (03).
Essa etapa faz parte do plano de recuperação aprovado pela companhia em maio deste ano, que visa reestruturar seu endividamento e equacionar sua estrutura de capital.
A companhia elétrica também informará os detalhes relativos ao procedimento de adesão de outros Bondholders ao Restructuring Support and Lock-up Agreement, além daqueles que já o assinaram.
Essas medidas visam fortalecer a posição da Light durante o processo de reestruturação.

Fonte: Advfn

Leia mais em:

https://br.advfn.com/jornal/2024/07/light-inicia-scheme-of-arrangement-com-bondholders-na-justica-do-reino-unido

ANEEL promove workshop internacional para debater as perdas não técnicas de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou nesta quinta-feira (4) um workshop internacional para promover a construção de soluções sustentáveis para a redução de ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia e aprimorar o atendimento em áreas com elevada complexidade socioeconômica. O evento híbrido aconteceu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube.
O Workshop Internacional de Perdas Não Técnicas contou com a participação do diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, dos diretores Ricardo Tili e Agnes da Costa, da superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica, Camila Bomfim, além de lideranças internacionais, especialistas do setor elétrico nacional, institutos de pesquisa e representantes de concessionárias.
Feitosa apresentou números impactantes das perdas não técnicas no Brasil: "As fraudes de energia representam um prejuízo em torno de R$ 10 bilhões, sendo que R$ 6,4 bilhões desse total recaem sobre as contas de energia dos consumidores regulares, trazendo uma série de prejuízos à sociedade brasileira". E completou: "São números bastante impactantes, mas ao refletirmos sobre eles, temos a exata dimensão da importância do trabalho que a ANEEL e todos que estão aqui presentes realizam”...

Fonte: Aneel

Leia mais em:

https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/aneel-promove-workshop-internacional-para-debater-as-perdas-nao-tecnicas-de-energia-eletrica

Entidades pedem diversificação de tecnologias em leilão de reserva de energia

Representantes de entidades do setor elétrico pediram nesta quinta-feira (4) a diversificação das tecnologias que vão poder participar do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP), que ocorrerá no segundo semestre.
Pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas eólicas e solares associadas a sistemas de armazenamento de energia em grandes baterias, entre outras, querem competir no leilão. O assunto foi discutido em audiência pública promovida pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado Hugo Leal (PSD-RJ).
O LRCAP visa à contratação de potência adicional (ou seja, usinas) para garantir o fornecimento de energia nos horários de pico de consumo no País. As usinas ficam disponíveis e só são acionadas nesses momentos.
Em março, o governo abriu para consulta pública a minuta da portaria com as diretrizes do leilão. A minuta prevê a contratação de potência apenas de usinas térmicas ou hídricas, novas ou existentes. O texto estabelece que a entrega de potência começa em 2027...

Fonte: Camara.leg

Leia mais em:

https://www.camara.leg.br/noticias/1080145-entidades-pedem-diversificacao-de-tecnologias-em-leilao-de-reserva-de-energia

Ceará tem mais de 138 km de cabos de energia furtados no primeiro semestre de 2024, diz Enel

O Ceará teve mais de 138 km de cabos de energia furtados entre janeiro e junho de 2024, conforme a Enel. Em média, cerca de 23 quilômetros de cabos de energia foram furtados por mês neste ano. Veja na tabela abaixo os municípios mais atingidos por esse tipo de crime.
O número ainda representa um crescimento de cerca de 23% em relação a igual período de 2023. Ainda segundo o levantamento, dez dos municípios mais afetados pela prática criminosa estão localizados em regiões litorâneas do estado, com destaque para o Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza.
Em 2023, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no estado, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Além dos riscos para quem comete esse tipo de crime, o furto de cabos da rede elétrica prejudica toda a população, porque afeta diretamente o fornecimento de energia.
As cinco cidades mais afetadas no ano passado foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, em áreas de praia. Os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a empresa passou a registrar um aumento exponencial deste tipo de crime...

Fonte: G1

Leia mais em:

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/07/03/ceara-tem-mais-de-138-km-de-cabos-de-energia-furtados-no-primeiro-semestre-de-2024-diz-enel.ghtml

Uma equipe de pesquisadores tecnologistas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em conjunto com fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), fazem, durante esta semana, a calibração de verificadores dos medidores de energia no estado. A ação acontece no setor de medições do instituto, instalado na Energisa, até esta sexta-feira, 5. 
A equipe de pesquisadores tecnologistas do Inmetro está realizando a calibração dos equipamentos da bancada que verifica os medidores de energia instalados nas residências e demais estabelecimentos e instituições. O objetivo é garantir a precisão e a confiabilidade das medições.
A calibração envolve exames visuais e testes em bancada, garantindo que o medidor esteja sendo verificado corretamente. "Nosso trabalho aqui, especificamente nesta semana, é garantir que a bancada esteja funcionando corretamente. Para isso, trazemos um padrão, que é um equipamento confiável, e comparamos a medição desse padrão com a da bancada em várias posições", detalha o pesquisador tecnólogo do Inmetro Márcio Dezan...

Fonte: Se.gov

Leia mais em:

https://www.se.gov.br/noticias/desenvolvimento/itps_e_inmetro_fazem_calibracao_de_medidores_de_energia

bottom of page