05/02/2021

MP 998 aprovada no Senado não impacta a GD

A MP 998 (Medida Provisória 998/2020), aprovada no Senado na noite de quinta-feira (4), não impacta o segmento de GD (geração distribuída) no Brasil. É o que afirmam especialistas do setor elétrico.

Profissionais e investidores do mercado fotovoltaico acordaram se questionando se a aprovação desta medida provisória afeta a discussão sobre a REN 482, a chamada “taxação do Sol”. A resposta é não.

A discussão sobre atualização da REN 482 ainda está tramitando na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Além disso, existe uma discussão sobre a criação de um marco legal para a geração distribuída tramitando no Legislativo brasileiro por meio de projetos de leis.

Já a MP 998 foi aprovada na forma de um projeto de lei de conversão que veio da Câmara dos Deputados (PLV 42/2020). Caso não fosse votada até o dia 9 de fevereiro a medida provisória perderia a validade. Agora o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/mp-998-aprovada-no-senado-nao-impacta-a-gd/

Neoenergia desenvolve ferramenta que simula o futuro do setor elétrico

Pensando no futuro, a Neoenergia está aprofundando o projeto Smart Future. Uma ferramenta computacional de simulação que analisa de maneira integrada os impactos econômicos e técnicos de novas tecnologias e marcos regulatórios de forma a criar um modelo sustentável de negócio diante das mudanças do setor elétrico. O projeto é uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Aneel, e está na etapa inicial de pesquisa para identificar cenários internacionais de marcos regulatórios e comportamento do consumidor.

Segundo a Neoenergia, o projeto permite a avaliação de cenários de mercado, de tecnologia e de regulação. Por exemplo: é possível simular o interesse dos clientes por sistemas solares de energia e a quantidade estimada de instalação de painéis fotovoltaicos, para então definir um roteiro de redes inteligentes para a empresa e avaliar quanto investimento será necessário e quais mudanças podem ser realizadas no ambiente regulatório para que isso aconteça, resultando em informações que podem subsidiar iniciativas em prol do setor junto aos órgãos reguladores...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53162793/neoenergia-desenvolve-ferramenta-que-simula-o-futuro-do-setor-eletrico

Light anuncia novo diretor

Em comunicado ao mercado na noite da última quarta-feira, 3 de fevereiro, a Light informou que seu conselho de administração definiu a eleição de Gisomar Francisco de Bittencourt como novo diretor Administrativo e da Controladoria da companhia.

Gisomar é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ e possui pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Antes de ingressar na Light, o executivo atuou como CFO da Login, Unidas e Equatorial Maranhão. Anteriormente, exerceu cargos de liderança nas áreas financeira e de controladoria da própria Equatorial Maranhão, Hotéis Othon, Lojas Americanas e Baker Hughes.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53162655/light-anuncia-novo-diretor

Com o impacto da pandemia o comportamento das pessoas se transformou rapidamente, impactando todos os níveis da vida.

A relação das pessoas com a tecnologia e consigo mesmas sofreu uma mudança drástica que mudou o cenário completamente.

Os planejamentos de marketing tiveram que ser refeitos e até o modo como as marcas estão construindo suas estratégias está sendo revisto.

Isso faz com que as marcas tenham que se adaptar para sobreviver e prosperar nesses tempos complexos. 

Listo abaixo algumas tendências de consumo que estão definindo o mercado digital neste ano e que as marcas devem ficar atentas:

O PAPEL CADA VEZ MAIOR DAS COMPRAS ONLINE

Pode-se dizer que as pessoas aprenderam a comprar sem sair de casa e esse hábito vai persistir. As marcas que ainda não criaram canais digitais, terão que se adaptar para sobreviver. Além disso, as redes sociais agora abrem novos canais de vendas que podem ser aproveitados… 

Fonte: Economia SC

Leia mais em:

https://www.economiasc.com/2021/02/04/tendencias-de-consumo-no-mundo-digital-em-2021/

Certel investe em rede subterrânea de energia

Atenta ao futuro do setor energético, a Cooperativa Certel investiu na construção da sua primeira rede elétrica subterrânea, conectada a uma tomada para carro elétrico. As obras estão em andamento em frente à sede administrativa, em Teutônia. A iniciativa representa inovação da empresa, pensada para o futuro da geração e distribuição de energia.

Uma das principais vantagens desse modelo de distribuição é a redução de impactos físicos. A fiação aérea está sujeita a ser danificada com a queda de árvores, raios e tempestades. Esses empecilhos não ocorrem nas redes subterrâneas, proporcionando diminuição na demanda de reparos, aumento da segurança e mais qualidade dos produtos e serviços prestados.

De acordo com o diretor-superintendente Ilvo Edgar Poersch, a distribuidora possui o compromisso com o futuro e o desenvolvimento das comunidades. “Temos um olhar de vanguarda. A ideia surgiu pois muitos de nossos colaboradores viajam e trazem exemplos internacionais. Queremos mostrar que é possível fazer isso aqui na região, ser o exemplo para nossos colegas e a sociedade”, assegura...

Fonte: Folha Popular

Leia mais em:

https://folhapopular.info/index.php/2021/02/04/certel-investe-em-rede-subterranea-de-energia/

Tendências de consumo no mundo digital em 2021