01/10/2021

Rede Inteligente da Copel substitui 50 mil medidores e beneficia 4,5 milhões de paranaenses

O Programa Rede Elétrica Inteligente (REI) atingiu esta semana a marca de 50 mil medidores substituídos nas cidades em que já está em andamento. Isso representa o equivalente a 10 municípios como Ipiranga, no Centro-Sul, onde a tecnologia foi implantada como projeto-piloto em 2018 e hoje opera com todas as funcionalidades. A previsão da Copel é dobrar esse número até novembro.

Em Pato Branco, no Sudoeste, os medidores antigos já foram substituídos pelos inteligentes em aproximadamente 80% do total de residências, indústrias e empresas urbanas e rurais.

As frentes de trabalho também estão atuando nas cidades de Capanema, Planalto, Francisco Beltrão, Pitanga, Realeza, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Turvo, Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Goioxim, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul, Barracão e Flor da Serra do Sul...

Fonte: AEN PR GOV

Leia mais em:

https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=115611&tit=Rede-Inteligente-chega-a-50-mil-medidores-substituidos-Copel-preve-dobrar-esse-numero-ate-novembro

Senado aprova incentivo à energia solar por meio de financiamento imobiliário

O Senado aprovou na noite desta quinta-feira (30) o (PL 2015/2021) que incentiva a solar por meio do financiamento imobiliário. O texto, de autoria da senadora Kátia Abreu (PP-TO), prevê a inclusão do valor referente à aquisição e à instalação de sistema de energia fotovoltaica no financiamento do imóvel para moradia, no âmbito do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

O projeto foi aprovado por unanimidade com 65 votos e segue agora para análise na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, o documento será encaminhado para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) antes de entrar em vigor.

Kátia Abreu defendeu o projeto destacando as vantagens dos painéis fotovoltaicos como forma de proteger o meio ambiente e diminuir o uso de fontes poluentes. Segundo ela, a fonte solar já é uma realidade para usuários que desejam produzir energia limpa...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/senado-aprova-incentivo-a-energia-solar-por-meio-de-financiamento-imobiliario/

Fonte solar é destaque no Leilão de Energia Nova A-5

A ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica) e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) concluíram nesta quinta-feira (30) o Leilão de Energia Nova A-5. O destaque ficou por conta do aumento na contratação das renováveis, como a fonte solar.

De acordo com a Agência, foram arrematadas 20 novas usinas fotovoltaicas, totalizando 236,40 MW de potência e novos investimentos privados de mais de R$ 901 milhões até 2026.

Os projetos solares contratados estão localizados nas regiões Nordeste e Sudeste, nos estados do Ceará (96,24 MW), Piauí (60 MW) e São Paulo (80,16 MW).

Em média, 47% da energia elétrica das plantas foi destinada às distribuidoras, no ACR (Ambiente de Contratação Regulado). O restante será vendido no ACL (Ambiente de Contratação Livre)...

Fonte: Canal Solar

Leia mais em:

https://canalsolar.com.br/fonte-solar-e-destaque-no-leilao-de-energia-nova-a-5/

Geração própria de energia avança no campo brasileiro

Em tempos de crise energética no Brasil, o meio rural atingiu a marca de 1 gigawatt de potência instalada em geração distribuída, aquela em que se produz a própria energia - e que pode ser “vendida”, por meio de créditos na conta de luz, ao sistema nacional, caso exista excedente.

Além de diminuir em cerca de 95% os custos com eletricidade na atividade rural, essa potência instalada seria suficiente para abastecer cerca de 1,5 milhão de habitantes, de acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

“Estamos em um momento de alto custo da energia, e quanto mais sobe fica mais atrativo para investir. A própria falta de chuva também afetou a produção, então é necessário buscar novas maneiras para baixar os custos”, afirma Carlos Evangelista, presidente da ABGD…

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=342093&sid=105

Novas soluções no mercado livre ampliam leque de clientes

Em meio ao crescimento de dois dígitos do número de agentes no mercado livre de energia, comercializadoras vêm criando novos produtos para se diferenciar num ambiente cada vez mais competitivo, e acelerar a tendência de modernização do consumo de eletricidade.

Focada no universo de pequenas e médias empresas, a 2W Energia está lançando um serviço para ajudar condomínios comerciais e residenciais na transição para o mercado livre, garantindo descontos de até 30% na conta de energia.

Mercado livre tem mais de 9,5 mil consumidores e ganha cada vez mais comercializadoras varejistas, aponta CCEE

Batizado de “Agregga”, o novo produto da 2W já conta com duas adesões: o centro comercial Le Gusta, no Rio de Janeiro, com 179 condôminos; e as áreas comuns do residencial Fazenda Boa Vista, da JHSF, em Porto Feliz (SP). No primeiro caso, a adesão ao mercado livre será realizada em fevereiro de 2022, com um desconto de 19% na conta de luz assegurado para os próximos 10 anos...

Fonte: Abinee - Valor Econômico

Leia mais em:

http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=342092&sid=105

Segunda maior termelétrica do país é inaugurada no Porto do Açu

A Gás Natural Açu (GNA) inaugurou hoje (30) a sua primeira termelétrica no Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense. Presente ao evento, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou que o empreendimento contribuirá para a segurança energética do país. “É essencial nesse momento, para que o país possa superar a maior escassez hídrica de sua história”, disse.

Segunda maior usina termelétrica a gás natural do país, a GNA 1 tem 1.338 megawatts (MW) de capacidade instalada, suficiente para fornecer energia a 6 milhões de residências, e vai contribuir para o Sistema Interligado Nacional (SIN), disse Bernardo Perseke, diretor-presidente da GNA.

No último dia 16, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou todas as unidades geradoras que compõem a usina termelétrica (UTE) GNA 1 para início da operação comercial. Foram investidos no projeto R$ 5 bilhões que resultaram na geração de 12 mil empregos, segundo a empresa...

Fonte: Agência Brasil

Leia mais em:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-09/segunda-maior-termeletrica-do-pais-e-inaugurada-no-porto-do-acu

Redução de perdas é tema de webinar do Cepel

O Cepel irá promover o webinar Transformadores e Fiscalizadores de Corrente Automonitorados – soluções para redução de perdas em distribuidoras de energia elétrica. O evento, quem tem como objetivo abordar o tema que vem demandando cada vez mais atenção da Aneel e dos diversos agentes do setor elétrico brasileiro, acontecerá no dia 14 de outubro, a partir das 10:30h.

Os interessados poderão realizar a inscrição clicando aqui. Na ocasião, serão apresentados resultados do projeto P&D Aneel da Light, realizado pelo Cepel e pela Fitec, com o objetivo de desenvolver uma versão pré-industrial de dois equipamentos: o Transformador de Corrente Auto-Monitorado (TCAM) e o Fiscalizador de Corrente Auto-Monitorado (FCAM). A continuidade do projeto, nas fases de lote pioneiro e inserção no mercado, permitirá ampliar as possibilidades de parcerias e novos negócios para posterior comercialização.

O evento contará com apresentações do Cepel, da Light e da Fitec. A programação será anunciada em breve. Para mais informações sobre o webinar, envie email para eventos@cepel.br

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53188748/reducao-de-perdas-e-tema-de-webinar-do-cepel

Gerdau inicia construção de parque solar no Texas

A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, a 174 Global Power, empresa de energia solar, e a TotalEnergies, companhia de energia, na cidade de Midlothian, no Texas (EUA), firmaram parceria e iniciaram a instalação  do parque fotovoltaico Gerdau Solar. O empreendimento será construído em uma área de 3 milhões de metros quadrados ao lado da fábrica da Gerdau na cidade texana e contará com 230 mil painéis solares, totalizando uma capacidade de 80 MW.

A empresa informou que o parque tem inauguração prevista para 2022 e será uma das maiores instalações do tipo behind-the-meter (BTM) nos Estados Unidos. O empreendimento permitirá que a usina da Gerdau funcione movida a energia solar.

O projeto é fruto de um acordo de compra de energia com duração de 20 anos entre a 174 Global Power e a Gerdau na América do Norte. A TotalEnergies participa por meio de uma joint venture com a 174 Power Global onde cada empresa detém 50% do capital.

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53188737/gerdau-inicia-construcao-de-parque-solar-no-texas

Ibama emite licença para o Linhão Manaus-Boa Vista

Demorou cerca de 10 anos após o leilão, mas finalmente a licença ambiental para ao linhão Manaus-Boa Vista foi concedida pelo Ibama. A Alupar, por meio da subsidiária Transnorte Energia (TNE) onde detém 51% do capital, recebeu do instituto a autorização. A Licença de Instalação permite a implementação da Linha de Transmissão de 500 kV Engenheiro Lechuga-Equador-Boa Vista em circuito duplo e as subestações associadas. O projeto envolve cerca de 715 km de extensão, atravessando os estados do Amazonas e Roraima.

São nove municípios a serem passados pelo Linhão: Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, no Amazonas, além de Rorainópolis, Caracaraí, São Luiz do Anauá, Mucajaí, Cantá e Boa Vista, todos em Roraima.  Além da Alupar, os 49% restantes são da Eletronorte.

Roraima é o único estado não integrado ao SIN e por isso tinha aproximadamente 50% do abastecimento feito pela Venezuela, por uma LT inaugurada em 2001 pelos então presidentes Hugo Chávez e Fernando Henrique Cardoso. Entretanto, desde março de 2019, o fornecimento foi completamente interrompido pelo país vizinho e o abastecimento passou a ser feito exclusivamente por termoelétricas...

Fonte: Canal Energia

Leia mais em:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53188715/ibama-emite-licenca-para-o-linhao-manaus-boa-vista